ALERTA MÁXIMO

Venda proibida e contaminação com pelo de rato: A proibição da Anvisa contra 2 marcas de molhos de tomate

30/05/2024 às 18h05

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe marcas de molhos de tomate contaminadas com pelos de rato (Foto: Reprodução/Internet)

Duas marcas de molhos de tomate sofreram interdição da Vigilância Sanitária e clientes ficaram em desespero

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Sendo assim, trataremos nessa matéria sobre uma proibição do órgão federal contra duas marcas de molhos de tomate.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale lembrar que esse tipo de alimento é muito utilizado na nossa culinária. Sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, como lasanha, cachorro-quente, macarronada, etc. Exatamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas caiu gerou uma preocupação nos consumidores.

A proibição imediata da ANVISA contra marca rival da Pomarola - Montagem: TVFOCO
A proibição imediata da ANVISA contra marca rival da Pomarola – Montagem: TVFOCO

Em julho de 2017, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.

Ainda segundo a matéria do G1, a decisão da proibição foi publicada no Diário Oficial da União. Na ocasião, as fabricantes tiveram que recolher os produtos do mercado. Vale lembrar que a decisão foi cumprida voluntariamente pelas empresas, assim que foram notificadas pelo órgão federal.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Marcas de molhos de tomate proibidas pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Marcas de molhos de tomate proibidas pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Sendo assim, a resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos produtos famosos.

Veja também

Pronunciamento:

Na ocasião, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, disse que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias em decorrência de tal determinação.

A marca Elefante, de molho de tomate, tem um de seus lotes proibidos de vendas em 2016 (Reprodução: Internet)
A marca Elefante, de molho de tomate, tem um de seus lotes proibidos de vendas em 2016 (Reprodução: Internet)

“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

Situação atual:

Vale ressaltar que a empresa cumpriu as determinações da Anvisa e resolveu o problema retirando os lotes contaminados de circulação. Atualmente, ela opera normalmente, com a venda em todo o país.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.