PROIBIÇÃO

Chocolate com metal, café com vidro e +: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares e retirada de mercados

09/06/2024 às 20h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Chocolate com metal, café com vidro e mais uma proibição da Anvisa (Foto: Divulgação)

Chocolate barrado, café interditado e mais uma: a ação da Anvisa contra 3 marcas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável pela saúde dos brasileiros, dessa maneira, é dever do órgão controlar tudo que é consumido. Assim, sempre que uma empresa não cumpre com o que se exige, é barrada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E a Anvisa precisou interditar nada menos que 3 marcas populares de chocolate, café e pimenta que não estavam de acordo com as exigências. Cada empresa teve um motivo para sofrer com a autuação da agência.

CAFÉ COM VIDRO

A proibição é sobre o lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra com validade para ao fim de abril deste ano de 2023 - Foto - Internet
A proibição é sobre o lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra com validade para ao fim de abril deste ano de 2023 – Foto – Internet

Conforme informações do site Consultas, na página da Anvisa (consultas.anvisa.gov.br), no dia 23 de março de 2023, foi divulgado uma resolução que destacava a interdição do Café Moído E Torrado – Marca Café Da Terra Do R. (495), da empresa Cafe Terra Do Rei Ltda.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O motivo para a proibição, foi que após a análise, foram obtidos ‘resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, devido ao resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro)’.

Veja também

A empresa opera normalmente com outros produtos e em suas redes sociais costuma divulgar todo o seu plantel de opções. Vale destacar que é um café tradicional que já tem a confiança do público. A empresa também é muita responsável com seus clientes e sempre procura oferecer o melhor.

CHOCOLATE COM METAL

Anvisa, chocolate e metal tóxico (Reprodução - Internet)

No dia 8 de setembro de 2023, o site Consultas, da Anvisa, expôs que o Chocolate Em Pó Solúvel 70% Cacau – Marca Guimarães (210323), da empresa Guimaraes Brasil Industria E Alimentos Ltda Me, também precisou ser interditado.

Foi exposto que o motivo para a decisão foi o fato de que as análises expuseram um resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, que é um metal que em grandes quantidades, fazem mal a saúde.

Atualmente, a empresa opera normalmente com os seus produtos, inclusive com o Chocolate Em Pó Solúvel 70%. No site oficial da empresa, é possível consultar tudo que tem no catálogo e até fazer compras.

Os produtos da empresa são queridos pelos consumidores e muitos clientes fazem questão de comprar somente da marca da empresa. Eles oferecem qualidade e confiança para os consumidores.

PIMENTA COM SALMONELLA

Pimenta do reino - (Foto: Reprodução / Internet)
Pimenta do reino – (Foto: Reprodução / Internet)

Finalizando nossa lista de produtos interditados, temos o Pimenta Do Reino Preta Moida Marca Temperatta, da empresa Sc Alimentos Ltda, que conforme divulgado pelo site Consultas, da Anvisa, divulgou no dia 8 de maio de 2024, a interdição dessa pimenta.

A Anvisa expôs que a decisão de proibição partiu dos resultados analíticos insatisfatórios no lote 25/05/2025 em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten nos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025 (o rótulo apresenta a informação “não contém glúten”).

No caso da presença de salmonella, é válido destacar que ela é uma bactéria que pode causar sérios problemas, como intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Logo, é necessário atenção quanto a presença dela em alimentos.

O site Econodata destaca que a empresa opera normalmente, mas não há mais informações sobre os seus produtos. Vale destacar que pimenta-do-reino é um ingrediente indispensável na mesa de muitos brasileiros. O produto é mega popular e queridinho.

PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS

Não foram encontradas pronunciamentos públicos das empresas citadas, dessa maneira, o espaço segue aberto para debate. Ambas podem entrar em contato para expor suas versões dos fatos.

O QUE A ANVISA FAZ NO AEROPORTO?

Ela atua primordialmente para evitar a entrada e a expansão de doenças vindas do exterior. Por conta disso, é dever do órgão fiscalizar alguns lotes de produtos que estão entrando no Brasil. É possível ter acesso a outras informações sobre deveres da Anvisa no site oficial do governo federal.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.