RISCO À SAÚDE

Suco de caixinha com soda cáustica: A proibição urgente da Anvisa contra marca de suco e situação atual


Famoso suco de caixinha foi proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Suco de caixinha apresentou falha durante o processo de fabricação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão que tem a finalidade de fiscalizar a produção e consumo de produtos como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Dessa vez, relembraremos uma proibição da autarquia que ocorreu em 2013 contra uma famosa empresa que produz suco de caixinhas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A marca em questão era a Ades, que na ocasião pertencia a Unilever. A Anvisa descobriu que a empresa envasou, na época, um lote de suco com soda cáustica na composição. Conforme o G1, tudo começou após uma mulher passar mal após tomar um copo de suco, em Guarujá, no litoral de São Paulo.

O advogado da mulher, Airton Sinto, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que identificou o produto de limpeza tóxico na composição. A Unilever afirmou que 96 unidades de Ades, sabor maçã, foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando um recall do produto assim que soube da contaminação.

Sucos da marca Ades (Foto: Reprodução/ Internet)
Sucos da marca Ades (Foto: Reprodução/ Internet)

De acordo com informações do G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca Ades – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013. Vale lembrar que nesse período, a assessoria de imprensa da marca emitiu um comunicado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Pronunciamento da empresa:

Em nota, a Unilever reafirmou que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”. Além disso, a empresa fez questão de deixar claro no pronunciamento que apenas o lote em questão tinha sido comprometido durante sua fabricação.

Veja também

Suco de soja Ades (Foto: Reprodução /. Veja)
Suco de soja Ades de caixinha (Foto: Reprodução /. Veja)

“Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, afirmou a Unilever na época. A empresa ainda pediu “desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”.

Situação hoje:

Desde o período em que a Anvisa descobriu o problema, a Ades nunca mais se envolveu em nenhum tipo de polêmica envolvendo seus produtos. A Unilever se dispôs a atender todos os prejudicados com a contaminação do produto e pediu desculpas oficialmente. Atualmente, a Coca-Cola é dona da marca de suco.

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br