“A Regra do Jogo”: Nelita volta ao passado e faz descoberta importante


Nelita (Bárbara Paz) em cena de "A Regra do Jogo" (Foto: Reprodução/Globo)
Flashback. Dante menino. Chega na mansão com Romero (Alexandre Nero). Ele é recebido por Gibson (José de Abreu), Nora (Renata Sorrah) e Kiki (Deborah Evelyn) (Foto: Globo/Pedro Curi)
Flashback. Dante menino. Chega na mansão com Romero (Alexandre Nero). Ele é recebido por Gibson (José de Abreu), Nora (Renata Sorrah) e Kiki (Deborah Evelyn)
(Foto: Globo/Pedro Curi)

Nelita (Bárbara Paz) enfim consegue terminar o quebra-cabeças que a atormenta há anos. Por incontáveis vezes ela sonhou com o dia em que Kiki (Deborah Evelyn) foi levada da mansão, mas nunca conseguiu ver o rosto do agressor. Diferente dos outros pesadelos, o homem se vira para Nelita e ela vê com clareza que o sequestrador é Gibson (José de Abreu). Sobressaltada, ela desperta e corre para os braços de Nora (Renata Sorrah) para  lhe contar: “Foi o meu pai que sequestrou a Kiki! Ele é um monstro!”.

Nora fica tão atordoada, que se recusa a acreditar. Mas Nelita é enfática: “Não, não, não. Não foi sonho, eu me lembrei! Sabe quando acontece uma coisa muito traumatizante? E a nossa própria memória apaga aquilo, para evitar que a gente fique se lembrando o tempo todo? Foi isso que aconteceu comigo…”

O pesadelo de Nelita é uma cena de flashback, e o público verá os personagens rejuvenescidos, já que o fato aconteceu há mais de 20 anos. Ao longo da novela, foram mais de dez sequências reveladoras, que remetiam ao passado. Na maioria delas, os atores não foram substituídos, o que significa um grande desafio, especialmente para as equipes de figurino e caracterização. “O mais difícil foi achar o conceito de todos os flashbacks e saber como rejuvenescer os atores sem ficar caricato”, revela Marie Salles, figurinista da novela.

Nelita (Bárbara Paz), Gibson (José de Abreu), Kiki (Deborah Evelyn), Romero (Alexandre Nero) e Nora (Renata Sorrah) (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Nelita (Bárbara Paz), Gibson (José de Abreu), Kiki (Deborah Evelyn), Romero (Alexandre Nero) e Nora (Renata Sorrah)
(Foto: Globo/Estevam Avellar)

Marie se recorda do mais antigo deles, em que Djanira (Cássia Kis) e Romero (Alexandre Nero) apareceram na época do massacre de Seropédica. Zé Maria (Tony Ramos) também fez parte da cena. Todos estavam muito jovens, com cabelos, roupas e acessórios bem característicos da época. Cássia ganhou uma cabeleira longa e Nero escondeu os fios grisalhos, assim como Tony Ramos, que coloriu cabelos e barba. Aliás, muitos cabelos foram modificados para ajudar a contar essa história. Tonico Pereira, Deborah Evelyn, Bárbara Paz, José de Abreu e Renata Sorrah foram alguns dos atores que gravaram flashbacks e passaram por mudanças rápidas no visual, cuja caracterização é assinada por Gilvete Santos.

Uma curiosidade em relação a uma das personagens de ‘A Regra do Jogo’: a primeira vez em que Kiki apareceu no ar, no primeiro mês de trama, foi em uma cena que se passava na década de 80. Depois disso, por volta do capítulo 90, a atriz voltou ao set para relembrar da cerimônia de casamento com Romero, outra sequência que remetia a um período antigo. José de Abreu também fez muitas viagens ao passado com seu poderoso Gibson, bem como o protagonista da história, Romero Rômulo.

Veja também

As cenas do flashback do sequestro de Kiki estão previstas para serem exibidas a partir de quinta-feira, dia 3. ‘A Regra do Jogo’ é escrita por João Emanuel Carneiro e tem direção de núcleo de Amora Mautner.

🚨 Escândalo de Mani e Davi acaba com gravação na Globo + Leonardo se mete em chifre de Belo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.