COMO É QUE É?

Cabeleireiros escondem de você: Descoberta a verdade sobre o que acontece se lavar o cabelo todos os dias

29/05/2024 às 11h38

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Saiba a verdade sobre lavar, ou não, o cabelo todos os dias (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/)

Descubra aqui o que nenhum cabelereiro te conta sobre o hábito de lavar os cabelos todos os dias

O hábito de lavar ou não os cabelos todos os dias é algo que ainda causa muitas dúvidas, afinal de contas muitos dizem que não é bom, em contrapartida muitos afirmam que não há problema algum nisso.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Mas a verdade é que esse hábito não tem uma regra absoluta e depende de muitos fatores para que ele se torne uma necessidade real.

Conforme exposto pelo portal O Globo, o médico Murad Alam, vice presidente do departamento de dermatologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, listou esses mesmos fatores que vão desde a textura dos fios aos produtos utilizados, hábitos de vida, idade, etc …

O princípio básico

Indo pelo princípio básico de uma limpeza, o uso de shampoo higieniza o couro cabeludo e remove todos os contaminantes ambientais como a poluição.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Fora isso, ele ainda coloca pra fora a caspa, suor e alguns resíduos de produtos para cabelo, como os cremes de pentear, sprays, etc …

Veja também

Ainda de acordo com o portal O Globo, o papel fundamental dessa limpeza também é dissolver o sebo, uma substância oleosa e cerosa produzida pelas glândulas sebáceas próximas aos folículos pilosos.

Porém, esse mesmo sebo evita que o couro cabeludo fique muito seco e protege de possíveis infecções, conforme dito pela médica Rosemarie Ingleton, professora e clínica assistente de dermatologia no Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova York.

Mas é o que todos já sabem, tudo em excesso faz mal!

Textura dos cabelos:

Em suma, usar xampu todos os dias pode ser a escolha certa somente para aquelas pessoas com couro cabeludo oleoso, onde o sebo pode se acumular.

Esse mesmo sebo deixa o cabelo mole, oleoso e possivelmente com mau odor.

Pessoas com cabelos finos também podem achar que os fios ficam oleosos mais rapidamente, porque há menos cabelo para absorver o óleo. Neste caso, lavar diariamente também pode ser justificado.

Fora esse grupo, a lavagem diária também se faz necessária em quem usa com frequência produtos como géis ou sprays de cabelo.

Esses produtos se se acumulam no couro cabeludo e podem causar irritação e, até mesmo, impedir o crescimento do cabelo, obstruindo os folículos pilosos.

O outro lado sobre a verdade por trás da lavagem diária é que nem todas as texturas de cabelo podem tolerar uma lavagem diária.

Cabelos cacheados ou crespos, cujos quais são mais propensos a secar, tornar-se quebradiços e quebram com mais facilidade se lavados diariamente ou até mesmo a cada dois dias.

A Academia Americana de Dermatologia recomenda que pessoas com esse tipo de fio lavem o cabelo uma vez por semana ou a cada duas semanas.

Tratamentos químicos:

Outro fator importante que devemos considerar são os tratamentos químicos, como tinturas de cabelo e relaxantes, cujos quais podem tornar a haste do cabelo mais enfraquecido.

Nesse caso a recomendação é uma lavagem de duas a três vezes por semana.

Certos medicamentos, como estatinas, anti-histamínicos e diuréticos, por exemplo, também podem aumentar o ressecamento da pele e do couro cabeludo.

Para quem usa esses medicamentos, a recomendação é lavar o cabelo com um xampu suave que contenha hidratantes para evitar ressecamento e irritação.

Também pode ser útil usar xampu com água morna em vez de água quente, pois ensaboar com água quente pode remover muito óleo do couro cabeludo.

Idade:

Ainda de acordo com Alam, a idade também tem peso na programação de lavagem.

Isso porque a produção de sebo é tipicamente lenta durante a primeira infância, aumenta durante a puberdade, nivela durante a idade adulta e diminui gradualmente após os 70 anos.

Portanto, se você for mais velho, seu couro cabeludo pode estar mais seco e pode não exigir uma limpeza diária.

Suor:

Caso você tenha o costume de se exercitar e suar excessivamente, o sal do suor pode entupir os poros e os folículos capilares e isso também pode exigir uma lavagem frequente.

Isso se torna ainda mais importante se você tiver cabelos oleosos.

Qual a melhor forma de secar o cabelo após a lavagem?

Agora se você tem dúvidas quanto a secagem, segundo o especialista, o ideal é sempre secar de forma natural, ao “ar livre” sempre que possível, pois causam menos danos ao cabelo.

Como já falamos em matérias anteriores, o uso da chapinha, secadores e afins (por mais práticos que eles sejam), ao longo do uso podem danificar os fios os deixando porosos, ressecados e quebradiços.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.