Fez História

Fez História

Acidente aéreo envolvendo banda famosa faz SBT humilhar Globo e disparar em audiência: “47 pontos”

SBT humilha Globo em relação a audiência (Foto: Divulgação)
SBT humilha Globo em relação a audiência (Foto: Divulgação)

Relembre o trágico acidente de avião envolvendo a banda ‘Mamonas Assassinas’ em 1996

Na coluna ‘Fez História’ deste domingo (10), vamos falar sobre o acidente de avião envolvendo o grupo dos ‘Mamonas Assassinas’, que fez um grande sucesso na época e sobre o recorde de audiência do SBT.

Na manhã do dia 2 de março de 1996, o país acordou com a trágica notícia da queda do jatinho alugado de prefixo PT-LSD, que transportava os integrantes da banda, que se chocou contra a Serra da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo.

Jatinho que estava a banda completamente destruído (Foto: Divulgação)
Jatinho que estava a banda ‘Mamonas Assassinas’ completamente destruído (Foto: Divulgação)

Alexandre Alves, o Dinho; o guitarrista Bento Hinoto; o tecladista Júlio Rasec; o baixista Samuel Reoli; o baterista Sérgio Reoli; o segurança Sérgio Saturnino; o roadie [técnico de apoio] Isaac Souto; o piloto Jorge Luís Martini e o copiloto Albert Yoshiumi Takeda morreram na hora.

Integrantes da banda 'Mamonas Assassinas' (Foto: Divulgação)
Integrantes da banda ‘Mamonas Assassinas’ (Foto: Divulgação)
Velório da banda (Foto: Divulgação)
Velório da banda (Foto: Divulgação)

Para quem não se lembra, a banda voltava de uma apresentação em Brasília, onde passariam a noite com seus familiares, antes de fazer uma turnê em Portugal.

A última aparição da banda ‘Mamonas Assassinas’ na televisão foi no ‘Réveillon do Faustão’, na emissora Globo. Além disso, no dia do trágico acidente, o programa relembrou a alegria dos integrantes na atração.

Veja também

COBERTURA DO ACIDENTE DO ‘MAMONAS ASSASSINAS’

A TV Globo deu diversos plantões ao longo do domingo. Inclusive, Galvão Bueno falou sobre o acontecimento várias vezes durante a transmissão do jogo entre Brasil e Uruguai.

Assim como Faustão, que na época mostrou vários trechos do último show da banda, em Brasília, como dito acima.

Mas, vale ressaltar que não foi a emissora dos marinhos que conseguiu a maior audiência naquele dia. Isso porque o SBT derrubou a grade da programação e conseguiu trazer novas informações a cada momento, além de relembrar participações da banda em seus programas.

O apresentador Gugu Liberato, que infelizmente faleceu em 2019, na época, convocou toda a equipe do ‘Domingo Legal’ e pediu autorização para que Silvio Santos desse o aval para uma verdadeira operação de guerra.

Exatamente às 11 horas da manhã, Gugu Liberato avisou o dono do SBT que queria entrar com flashes ao vivo do local. E foi o que aconteceu, o programa ‘Domingo Legal’ foi a única fonte de informação não só para os telespectadores, mas também para uma série de veículos de imprensa.

Durante uma entrevista à Folha de S.Paulo, no mês de abril de 1996, Gugu Liberato falou sobre o momento do acidente.

“Eu recebi a notícia às 7h30. Tirei todos os diretores da cama, pedi para eles irem ao teatro e levantarem todo o material. Perguntei pelo nosso helicóptero. Ele estava no Rio. Mandei o comandante vir do Rio e pegar outro helicóptero, porque eu ia entrar no ar, ao meio-dia, com esse assunto”, revelou ele.

SBT HUMILHA GLOBO EM RELAÇÃO À AUDIÊNCIA

Sem internet na época e com poucas opções de canais, o público acabou assistindo e recebendo novas informações através do ‘Domingo Legal’.

Com isso, de 12h10 às 15h30, o ‘Domingo Legal’ marcou 37 pontos de média, com 47 de pico.

Já a emissora Globo, ficou apenas com 13 pontos. Vale ressaltar também, que o programa de Gugu Liberato normalmente não passava dos 18 pontos na faixa.

Ainda durante a entrevista à Folha de S.Paulo, o apresentador relembrou a grande audiência.

“Naquele dia, nós fomos a única fonte de informação, servindo não só ao público, como a uma série de veículos de imprensa. Foi um negócio simpático por parte dos jornalistas. Nós vimos naquele dia que estávamos no caminho certo”, disse Gugu Liberato.

VÍDEO YOUTUBE: Expulsão no Power Couple: Agressão, barraco e dedo na cara com segurança na Record

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários