ALERTA!
Adeus, aposentadoria: Decreto do INSS revela idosos 60+ que podem perder o benefício em 2025
08/04/2025 às 21h15

INSS chega com decreto que expõe quem são os idosos 60+ que podem perder o benefício neste ano de 2025
A aposentadoria do INSS é um dos benefícios mais queridinhos de milhões de brasileiros. Em suma, o pagamento chega como um verdadeiro alívio no bolso dos aposentados e pensionistas da autarquia do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no montante, um decreto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega aos idosos 60+ que podem perder o benefício neste ano de 2025. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
Pente fino do INSS
Em suma, segundo o portal ‘E | Investidor’, o órgão vem intensificando a revisão de benefícios por incapacidade com o intuito de garantir que somente aqueles que realmente atendem aos critérios legais, sigam recebendo os pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o pente-fino do INSS se trata de um processo de revisão de benefícios previdenciários que identifica pagamentos indevidos e possíveis irregularidades.
Em 2025, segundo a mesma fonte, cerca de 600 mil benefícios podem ser ceifados se irregularidades acabem sendo identificadas, como a ausência de comprovação da incapacidade, falta de atualização cadastral ou ausência de documentos exigidos por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$44M pelos ares em SP: INSS confirma corte vital em benefícios de São Paulo por atitude imperdoável
● INSS confirma antecipação do saque de R$1518 junto com o 13° na era Elmano de Freitas a lista de CPFs no Ceará
● Não tem direito: INSS confirma lista de idosos 60+ que NÃO receberão 13º salário em 2025

Afinal, quem pode ser chamado para o pente-fino?
Segundo o INSS, apenas os segurados que se enquadram em algumas situações específicas, podem se preparar para uma possível convocação, sendo eles:
- Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas está fora do Cadastro Único ou não atualiza os dados há mais de 48 meses;
- Quem está com auxílio-doença ativo há mais de dois anos;
- Quem recebe aposentadoria por invalidez e não passou por perícia médica há muito tempo.
Em suma, o INSS estima que pelo menos 800 mil pessoas agraciadas com aposentadoria por invalidez, sejam chamadas para a reavaliação em 2025.
Convocação do INSS
Vale destacar que, as notificações estão sendo enviadas por meio do INSS desde 2024 por meio de carta, SMS ou por extrato bancário. Ademais, ao ser informado, o segurado deve acessar o portal Meu INSS d seguir os passos a seguir e agendar a perícia médica:
- Fazer login no Meu INSS;
- Buscar por “Novo requerimento”;
- Digitar “Agendar perícia médica”;
- Informar os dados e escolher data e hora para atendimento em uma agência próxima.
Em síntese, depois de receber a notificação, o beneficiário passa a ter entre 45 e 90 dias para agendar a perícia e apresentar os documentos exigidos. Ademais, o prazo exato será dito na comunicação enviada pelo INSS.

Considerações finais
- Em suma, o INSS está intensificando a revisão de benefícios (pente-fino) em 2025, podendo cortar até 600 mil pagamentos irregulares;
- Ademais, o órgão convocará cerca de 800 mil aposentados por invalidez para reavaliação;
- As notificações estão sendo enviadas por carta, SMS ou extrato bancário desde 2024;
- O processo visa garantir que apenas quem realmente precisa continue recebendo os benefícios;
- Em síntese, quem não atender à convocação pode ter o benefício suspenso ou cancelado.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
O que é INSS e para que serve?
Em suma, o INSS é uma autarquia federal que paga benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. Ele é responsável por garantir a renda do trabalhador e de sua família em situações de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]