ALERTAS
Adeus, benefício: Anúncio da SPTrans traz 3 alertas do que está bloqueando Bilhete Único em metrôs e ônibus
13/01/2025 às 22h09

3 importantes alertas chegam voando para quem usa Bilhete Único em São Paulo
Importante anúncio da SPTrans traz 3 alertas do que está bloqueando Bilhete Único em metrôs e ônibus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Diário do Transporte e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora 3 alertas importantes para quem usa transporte público.
Na verdade, diversas estações de trem e metrô de São Paulo se tornaram pontos em que pessoas vendem recargas ilegais no Bilhete Único, prometendo descontos nos créditos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, essas recargas são ilegais no Bilhete Único e podem causar o bloqueio do cartão.
QUAIS SÃO OS 3 ALERTAS DO QUE ESTÁ BLOQUEANDO O BILHETE ÚNICO?
De acordo com a própria STrans, no ano de 2024, 217.718 bilhetes foram cancelados, enquanto em 2023 o número chegou a 290.573.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção do Metrô na Era João Campos: Lei em vigor garante gratuidade a +2 grupos além dos 65+ em Recife, PE
● R$14,2B e melhor que o metrô de SP: Nova linha de trem é confirmada no coração de Campinas por Tarcísio
● Demolição e mudança no metrô: 2 sentenças são decretadas em SP nesta terça (25) na era Tarcísio em 2025
Além de ter o Bilhete Único bloqueado por conta da recarga ilegal, o cidadão não poderá receber a restituição do saldo.
Desse modo, caso o cidadão gaste dinheiro com uma recarga ilegal do Bilhete Único, o saldo pode ser inteiramente perdido quando a SPTrans detectar a fraude.
“Comprar créditos de origem ilegal pode levar ao bloqueio do cartão, suspensão de benefícios e perda dos valores inseridos de forma irregular. Além disso, a SPTrans reforça que o uso do Bilhete Único é pessoa e intransferível”, sendo esses os 3 alertas da SPTrans.
O fato é que muitas pessoas acreditam que podem sair na ‘vantagem’, mas acabam colocando a sua segurança no transporte público em risco.
A SPTrans ainda ressalta que colabora com investigações da polícia e busca desenvolver novos serviços para aumentar a segurança e impedir fraudes na recarga do Bilhete.
“A SPTrans informa que o combate à fraude no Bilhete e a modernização dos sistemas e ferramentas de segurança são uma política constante”, disse a empresa.

É POSSÍVEL EMPRESTAR O BILHETE ÚNICO?
Além disso, a empresa destaca que os usuários devem comprar os créditos do cartão em meios oficiais para evitarem golpes e que o cartão seja bloqueado.
Outro fator importante é que o bloqueio do cartão pode ocorrer caso o titular empreste o Bilhete Único para terceiros.
Contudo, a identificação de uso indevido pode ocorrer através de câmeras de reconhecimento facial nas estações de trem, metrô, ônibus ou por agentes nesses locais.
Por fim, os passageiros que fizeram recargas com créditos não-oficiais “devem procurar um posto de atendimento e providenciar a troca do cartão”.
Já para o cartão bloqueado, o usuário deverá procurar um posto de atendimento da SPTrans e, caso necessário, pagar uma taxa para o novo cartão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, realizar uma recarga ilegal pode, à primeira vista, parece uma forma de economizar e pagar menos pelos créditos. Porém, a prática pode custar caro.
- A comercialização de créditos com desconto é ilegal. Por fim, ela representa fraude contra o sistema e o usuário da SPTrans pode ser punido.
“Veja mais matérias sobre Transporte Público“.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: [email protected]