ALERTA!
Carro apreendido e ADEUS à CNH: Detran-PR confirma 3 proibições a motoristas no trânsito de Curitiba
11/04/2025 às 22h15

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas de Curitiba, Paraná, precisam estar cientes de 3 proibições severas no trânsito e que podem gerar até mesmo o adeus à CNH
O trânsito chega a ser um dos locais mais perigos para motoristas que não costumam cumprir às legislações. Além de colocar em risco a própria vida, esses motoristas também deixam em jogo outras pessoas.
Assim, o Detran-PR confirma nada menos que 3 proibições cruciais para motoristas no trânsito de Curitiba, cidade do estado. Pensando nisso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona a situação que pode gerar apreensão do carro e até mesmo adeus à CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não seja um perigo no trânsito
Visando um trânsito mais seguro e confortável, o Detran-PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação, criou a campanha “Não seja um perigo no trânsito”. O intuito é a busca por uma melhor locomoção de todos.
Segundo o Detran-PR, erros humanos são inevitáveis, mas, eles podem ser reduzidos de forma abrupta. Dados do Datasus mostram que, 90% dos acidentes no Brasil ocorrem por falha humana, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação.

Vale dizer que, os exemplos mais comuns se tratam do excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto ou capacete, uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tchau, CNH: Lei de trânsito em vigor traz 5 motos, rivais da Honda, que estão livres do documento em 2025

Atenção hoje (30/04): Comunicado emergencial chega com 4 alertas para quem tem aplicativo da Caixa, Itaú e +

Banco Central decreta o que está zerando contas de idosos 60+ em 2025
3 proibições a motoristas
Na época da campanha, em meados de 2023, o Detran-PR ainda enfatizou 3 coisas que fazem de qualquer motorista um grande perigo no trânsito.
- Bebida e direção: essa mistura não combina;
- Celular e direção: perigo na mão;
- A velocidade tem limite, a gentiliza não.
“Com todos fazendo sua parte e veículos maiores cuidando de pedestres e ciclistas, podemos reduzir os acidentes no trânsito.”, ressalta o órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro apreendido e ADEUS à CNH
Vale mencionar que, a multa por dirigir embriagado no Paraná é de R$ 2.934,70, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o condutor tem a CNH suspensa por 12 meses e o veículo também retido.
Em síntese, dirigir embriagado é tido como uma infração gravíssima. Ademais, a penalidade para isso pode ser dobrada se o motorista reincidir no período de um ano. Além disso, o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro recebe as mesmas penalidades.
De forma geral, o Detran do Paraná segue a legislação na risca, então motoristas de Curitiba e outras cidades do estado, precisam estar atentos para não cometer essas 3 infrações proibidas.
Considerações finais
- O Detran-PR fiscaliza rigorosamente para reduzir acidentes e preservar vidas no Paraná;
- Além disso, o órgão destaca 3 proibições aos motoristas:
- Dirigir sob efeito de álcool acarreta multa de R$ 2.934,70, apreensão do veículo e suspensão da CNH por 12 meses;
- Uso de celular enquanto dirige resulta em multa e pontuação na carteira de motorista;
- Excesso de velocidade gera penalidades progressivas conforme a gravidade da infração.
Veja mais notícias sobre leis de trânsito CLICANDO AQUI.
Qual a validade da CNH em 2025?
Para motoristas com menos de 50 anos, o documento tem validade de 10 anos. Entre 50 e 70 anos, o prazo é reduzido para 5 anos, enquanto acima de 70 anos a validade passa a ser a cada 3 anos.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]