SAIBA TUDO!
Fim de uma Era: O adeus de Bilhete Único vital em SP confirmado pela Globo atingindo 2,6M de paulistas
19/08/2024 às 23h43
As regras impostas pela SPTrans seguem válidas até hoje, tornando os cartões intransferíveis e com penalidade de cancelamento
Em junho de 2021, a Globo trouxe à tona um anúncio sobre o Bilhete Único. Para quem não acompanhou, a empresa responsável deixou de aceitar cerca de 2,6 milhões de passes que vinham circulando por São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que eles fossem reutilizados, os donos tiveram que apresentar um documento oficial com foto em um dos postos credenciados pela SPTrans. O objetivo, segundo a instituição, era combater a venda ilegal de cartões utilizados por anônimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já de acordo a Globo, os usuários do Bilhete Único que não realizassem o procedimento teriam as passagens canceladas. Apesar de a ação já ter acontecido, as regras seguem válidas até hoje, já que, pelas regras, o cartão não deixa de ser um título único e próprio.
“O uso por terceiros configurará crime de falsidade ideológica e tentativa de fraude contra o Poder Público Municipal. Dessa forma, em caso de perda, roubo ou extravio do Bilhete, o titular deverá informar, imediatamente, por meio do registro da ocorrência”, informa a SPTrans.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Burnier para SP2 e confirma fim vital do Bilhete Único com alerta que atinge em cheio 100M paulistas
● Tchau, metrô de SP: Ricardo Nunes arma novo transporte público histórico para virar nº1 de paulistanos
● Fim de uma era nos ônibus: Fim de cartão é confirmado e substituto entra em vigor para milhões no RJ
Em nota, a empresa ressalta que, em alguns dos casos, pode interromper o uso do Bilhete Único e convocar o dono. “Como medida de prevenção a fraudes, os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes e das concessionárias e permissionárias do Sistema poderão solicitar que o usuário verifique sua titularidade”, destaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa medida protege, também, o usuário que, porventura, tenha tido o cartão perdido, extraviado ou furtado e não se tenha dado conta disso e, portanto, não tenha feito o respectivo registro da ocorrência”, acrescenta o institucional da SPTrans.
No último Censo de 2024, foi revelado que a população da cidade de São Paulo se aproxima dos 12 milhões. Segundo o boletim, pelo menos 4,7 milhões utilizam os ônibus, metrôs e trens diariamente, fazendo baldeações entre as mais de 91 estações. Apesar da superlotação, a junção do trio facilita a vida de muita gente, unindo todos os cantos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o valor da passagem em SP?
Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado na unidade de R$ 4,40 sobre os serviços. Já nos metrôs e trens, a passagem subiu para R$ 5.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]