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Adeus do RioCard, fim de serviço vital e estações abandonadas: Eduardo Paes crava 2 viradas no metrô do RJ
06/11/2024 às 14h01
Eduardo Paes crava grandes viradas no Metrô do Rio de Janeiro com adeus do RioCard, fim de serviço e muito mais
Eduardo Paes, o prefeito de Rio de Janeiro, vem atuando pontualmente para a melhora do transporte público no RJ. Um dos modais que mais receberam movimentações trata-se do metrô.
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Um fato é que a cidade carioca está passando por mudanças significativas em seu sistema de transporte público. Inclusive, Eduardo Paes cravou algumas viradas no metrô do Rio.
Dessa forma, o TV FOCO realizou diversas apurações, a partir de informações divulgadas pelo portal ‘O Globo’, e resolveu trazer um compilado de alguns destaques sobre o metrô do Rio.
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Resumo
- Um novo sistema de bilhetagem chega para tomar o lugar do RioCard;
- O Metrô do RJ cravou o fim de um serviço muito importante;
- O abandono bizarro de 3 estações de metrô e o impacto na vida de 6 milhões de cariocas;
- Veja a seguir, tudo em detalhes.
Adeus do RioCard
Desde 2023, o prefeito Eduardo Paes vem confirmando o novo sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro. No início deste ano, o Jaé, começou a operar pelos serviços de BRT, VLT, ônibus, cabritinhos e vans legalizadas.
“Pelo sistema atual [RioCard] é como se tivéssemos a raposa tomando conta do galinheiro. Agora, haverá um intermediário entre as duas pontas, a prefeitura”, disse Eduardo Paes ainda em 2023.
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Inclusive, recentemente, em agosto, a prefeitura declarou que em fevereiro de 2025, a transição de todos os modais de transporte municipais para o Jaé, será concluída, dando fim de vez no RioCard.
Assim, os usuários precisarão baixar o aplicativo do Jaé, ou comprar o cartão. Além disso, quem possui o BUI terá até o dia 31 de janeiro para ir a uma loja do Jaé e comprovar o direito ao benefício.
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Fim de serviço crucial no Metrô do Rio
No dia 26 de julho deste ano, o serviço de Metrô na Superfície deixou de existir no RJ. Desde então a integração das estações Antero de Quental, no Leblon, e Botafogo até a Gávea estão sendo feita por ônibus convencionais.
O fim do serviço crucial partiu da própria concessionária MetrôRio, a partir de uma resolução da Secretaria municipal de Transportes (SMTR). Desde então, as integrações passaram a ser feitas por 6 linhas de ônibus, veja:
- 309 (Alvorada—Central);
- 538 (Rocinha—Leme);
- 539 (Rocinha—Leme);
- 548/Integrada 3 (Metrô de Botafogo—Alvorada);
- 583 (Cosme Velho—Leblon); e
- 584 (Cosme Velho—Leblon).
Estações abandonadas no Rio
Um fato não muito conhecido é que no Rio de Janeiro existem 3 estações de metrô que estão completamente abandonadas e inacabadas. O que impacta diretamente os cariocas que teriam o serviço mais perto de casa.
De acordo com o canal do Youtube, Caos Carioca, as estações abandonadas são: Estação de Metrô da Gávea, Morro São João (projeto de integração das linhas 1 e 4) e Integração da linha 2 (ligação entre a Estácio e a Carioca).
Essas estações se encontram abandonadas e inacabadas pela prefeitura carioca. Cada uma teve um motivo diferente para ser interrompida, mas, um fato é que, as três obras se encontram paradas. Destacando que elas poderiam beneficiar milhões de cidadãos.
Veja esse assunto com mais detalhes clicando aqui*
Considerações finais
- O Metrô RJ possui 3 linhas e 41 estações, sendo o transporte público mais utilizado do Rio;
- Nos últimos anos o transporte público em geral no Rio vem passando por grande mudanças;
- A começar pela chegada do novo sistema de bilhetagem, o Jaé, que ocupar o lugar do RioCard no transporte municipal e deve entrar em vigor completamente em fevereiro de 2025;
- Além disso, em julho deste ano, o Metrô na Superfície chegou ao fim, com seis novas linhas de ônibus fazendo o serviço de integração;
- Por fim, abandonadas há muitos anos, três estações de metrô estão acabadas no Rio.
Afinal, quanto está a passagem de metrô no RJ?
A passagem do metrô no Rio de Janeiro custa R$ 7,50. O valor entrou em vigor em 12 de abril de 2024, após um reajuste autorizado pela Agetransp.
O aumento foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,5% entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.
Destacando que, os beneficiários da Tarifa Social continuam a pagar R$ 5 pela passagem.
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Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.