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Adeus a 550 funcionários: Fim de serviço em ônibus de Recife, PE, obriga JHC a convocar substituto às pressas

14/03/2025 às 14h11

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Linha nº1 de Recife tem fim decretado e obriga o JHC a agir (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/Secom Maceió)

Impacto profundo: Desativação de linha de ônibus em Recife, PE, força gestão de JHC a reagir com urgência, após 550 trabalhadores ficarem na mão

Entre julho e setembro de 2024, um dos serviços mais usados de ônibus em Recife teve seu fim decretado, impactando cerca de 550 trabalhadores e obrigando o governo de JHC a tomar medidas.

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Trata-se do Expresso Vera Cruz, uma das principais operadoras de transporte público da Região Metropolitana do Recife.

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O fim da empresa foi investigado na dispensa de aproximadamente 550 funcionários e, conforme dito acima, resultou em uma resposta emergencial do governo do prefeito João Henrique Caldas (JHC), a fim de evitar um colapso ainda maior.

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O que levou o Consórcio de Transporte (CTM) do Grande Recife a convocar substitutos às pressas, redistribuindo as 36 linhas operadas pela empresa para outras operações.

A expresso Vera Cruz era uma das linhas mais cruciais pra região de Recife (Foto Reprodução/Blogger)
A expresso Vera Cruz era uma das linhas mais cruciais pra região de Recife (Foto Reprodução/Blogger)

A seguir, a equipe especializada em transporte público do TV Foco detalha, com base em informações do G1 e em ordem cronológica, os acontecimentos e as medidas adotadas para mitigar os impactos do encerramento.

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Crise e caos

Nos últimos anos, o Expresso Vera Cruz acumulou uma série de problemas operacionais e financeiros, que levaram à sua saída do sistema de transporte metropolitano.

Entre as principais dificuldades enfrentadas estavam:

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  • Alta taxa de reclamações: A empresa liderou o ranking de insatisfação dos passageiros devido à baixa qualidade do serviço.
  • Descumprimento de critério: A Vera Cruz falhou em manter o número mínimo de viagens e enfrentou dificuldades na manutenção da frota.
  • Dívidas milionárias: O não cumprimento das normas do sistema de transporte levou à aplicação de multas que, até 2023, somavam cerca de R$ 10,5 milhões.
A Vera Cruz já era alvo de reclamações nos últimos anos (Foto Reprodução/Internet)

Assim, em abril de 2024, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), comprometendo-se a melhorar a qualidade do serviço.

Como parte desse acordo, transferiu temporariamente 12 linhas para outras operadoras e se comprometeu a fortalecer sua frota para atender melhor os passageiros.

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No entanto, a situação não foi revertida, culminando na decisão de encerrar as suas importações.

Jogando a toalha:

Mas, no dia 22 de julho de 2024, o Expresso Vera Cruz protocolou uma carta ao CTM informando oficialmente que não poderia mais manter suas atividades devido a “severos prejuízos” acumulados ao longo dos anos.

Diante disso, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou em 29 de julho um plano emergencial para a transição das linhas de Vera Cruz, garantindo que os usuários não ficassem sem atendimento.

Porém, organizaram o processo de substituição em três fases, com previsão de término até o final de agosto de 2024.

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A substituição:

Sendo assim, para evitar impactos negativos aos passageiros, a CTM redistribuiu as 36 linhas operadas pela Vera Cruz para três empresas de transporte:

  • Borborema;
  • Metropolitana;
  • São Judas Tadeu.

As quais ficaram distribuídas da seguinte maneira:

Borborema:

  • 118 – Prazeres/Boa Viagem
  • 120 – Alto Dois Carneiros/Shopping
  • 124 – Vila do Sesi/TV Tancredo Neves
  • 125 – Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
  • 151 – Jardim Jordão/TI Aeroporto
  • 152 – Jordão Baixo/TI Aeroporto
  • 153 – Jordão Alto/TI Aeroporto
  • 154 – Jordão (Bacurau)
  • 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem

Metropolitana:

  • 135 – UR-10
  • 136 – UR-05
  • 142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
  • 145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau)
  • 110 – Ibura/TI Prazeres
  • 115 – TI Afogados/TI Aeroporto
  • 126 – UR-03/TI Tancredo Neves
  • 131 – UR-02 (Bacurau)
  • 132 – UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves
  • 134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
  • 141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
  • 143 – UR-06/TI Tancredo Neves
  • 168 – TI Tancredo Neves (Cde. B. Vista)

São Judas Tadeu:

  • 178 – Porto de Suape/TI Cabo
  • 196 – TI Cabo/Porto de Galinhas/Nossa Senhora do Ó
  • 198 – Ipojuca/TI Cabo
  • 199 – Camela/TI Cabo

Inclusive, a última fase da transição ocorreu no dia 31 de agosto de 2024, quando as 11 últimas linhas do Expresso Vera Cruz foram definitivamente repassadas para a Borborema e Metropolitana.

Assim, a empresa conseguiu colocar fim às suas atividades de maneira definitiva.

As linhas da Expresso Vera Cruz foram distribuídas (Foto Reprodução/Internet)
As linhas da Expresso Vera Cruz foram distribuídas (Foto Reprodução/Internet

Trabalhadores na berlinda:

Como era de se esperar, com o fim das operações do Expresso Vera Cruz, cerca de 550 funcionários, entre motoristas, mecânicos e fiscais, ficaram sem emprego.

Mas, a fim de garantir que esses trabalhadores não fossem prejudicados, um acordo foi firmado entre a empresa, o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, a Urbana-PE e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco.

Entre as medidas previstas no acordo estavam:

  • Pagamento das verbas rescisórias: Primeiramente, a Vera Cruz se comprometeu a quitar todas as obrigações trabalhistas dentro do prazo legal.
  • Acesso ao FGTS e seguro-desemprego: Além disso, a empresa teve que formalizar a baixa nas carteiras de trabalho e liberar as chaves para saque do Fundo de Garantia.
  • Recolocação de funcionários: Por fim, pelo menos 50 trabalhadores foram contratados imediatamente por outras empresas do setor.

Os demais foram incluídos em um banco de dados de Urbana-PE para futura reintegração ao sistema de transporte.

Quais impactos o fim do Expresso Vera Cruz causou para os passageiros?

Apesar da rápida intervenção do governo e da CTM, a transição das linhas transportou transtornos temporários para os passageiros.

Nos primeiros dias após a redistribuição das rotas, foram registrados atrasos e superlotação em alguns trechos devido à necessidade de adaptação das novas empresas.

No entanto, ao longo das semanas seguintes, as empresas incorporaram mais veículos à frota, ajustaram os horários e reforçaram a fiscalização, normalizando gradativamente a situação.

Além disso, os passageiros, que anteriormente reclamaram da má qualidade dos autocarros do Expresso Vera Cruz, referiram melhorias na frequência das viagens e na manutenção dos veículos operacionais pelas novas rotas.

Conclusão:

Em suma, o encerramento das atividades do Expresso Vera Cruz marcou uma grande reestruturação no transporte público da Região Metropolitana do Recife.

A saída da empresa foi um reflexo de problemas acumulados ao longo dos anos, incluindo individualização, falhas operacionais e insatisfação dos passageiros.

Mas, apesar dos desafios iniciais, o plano de transição conduzido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, com apoio da gestão do prefeito JHC, evitou o colapso do sistema e garantiu a continuidade dos serviços.

Com a substituição definitiva das linhas e a acomodação dos passageiros às novas operadoras, o sistema de transporte pôde funcionar sem interrupções temporárias.

Por fim, o episódio também serviu de alerta para a necessidade de maior fiscalização e planejamento no setor.

Mas, para saber mais informações sobre o transporte, clique aqui*.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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