VEJA

ADEUS IPVA: Donos de carros destes anos têm grande vitória e já podem comemorar o fim do imposto

25/06/2024 às 10h11

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
IPVA - Foto: Internet

Tudo sobre quais são os carros que não precisam mais pagar o IPVA

Todos sabem da obrigatoriedade de pagar o IPVA, que é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mas o que muita gente pode não imaginar é que nem todos os automóveis precisam pagar a cobrança anual.

Apesar de não importar se o carro é novo, seminovo ou usado, o que vai importar mesmo na hora de pagar o IPVA está relacionado diretamente ao ano de fabricação desse veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, isso quer dizer que automóveis que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados por completo da quitação desse débito. O problema é que a idade dos veículos isentos do imposto varia de acordo com cada estado brasileiro.

Segundo informações do portal Autoesporte, grande parte dos estados isenta o IPVA para carros fabricados há mais de 15 anos. Além do Distrito Federal, os estados que também seguem o mesmo modelo são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

Continua após o Veja Também

Veja também

A situação fica um pouco diferente para quem mora no Mato Grosso, que só deixa de cobrar os moradores com carros a partir de 18 anos. No Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo a situação é ainda pior: 20 anos de fabricação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santa Catarina e Tocantins pesam a mão na hora de eliminar a cobrança do IPVA: 30 anos ou mais de produção. Alagoas, por sua vez, estabeleceu que carros feitos antes de 31 de dezembro de 2002 não devem pagar o imposto. Pernambuco é o mais radical de todos: não existe isenção por tempo de fabricação.

Minas Gerais tem um esquema inusitado: somente veículos de placa preta de coleção ou de valor histórico comprovado, bem como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, não pagam o imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, veículos escolares não são obrigados a pagarem IPVA. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal não cobram o imposto de carros elétricos ou híbridos.

Por que é preciso pagar o IPVA?

 O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado.

Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios (50/50). Cada local possui uma divisão para fazer o investimento desse montante.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

IPVA
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.