Adeus em definitivo ao IPVA: Motoristas de carros da Fiat, Volks, Ford estão vibrando nesta terça (27)

28/05/2024 às 6h28

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Fim do IPVA para carros da Fiat, Ford, Volks e outros modelos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Donos de alguns modelos de carros da Fiat e outros modelos comemoram o fim do pagamento do IPVA já em 2024

O IPVA é um dos principais impostos anuais que atinge o bolso dos brasileiros, exclusivamente para quem tem um veículo na garagem. Porém há um grande número de pessoas que não precisam mais pagá-lo.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Cada ano que se passa, um novo grupo de automóveis acabam entrando naqueles que não precisam pagar o imposto. Isso por conta de uma lei que está em vigor há anos, mas que varia bastante de acordo com cada Detran, presente em todos os estados.

O Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) é uma porcentagem do valor do carro. Por tanto, quanto maior o valor na tabela FIPE, maior será o valor cobrado, e com a valorização do mercado nos últimos meses, ficou mais caro como o de costume.

IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)
IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)

Porém, o tempo de fabricação é essencial para a efetuação do pagamento, assim, fique por dentro de onde você se encaixa e saiba quando vai poder deixar de pagar o imposto. Isso caso permaneça com o mesmo modelo.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Veja o tempo mínimo para se livrar do IPVA em cada estado

Os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo. Isso porque os carros com 10 anos ou mais de fabricação não precisam pagar o IPVA.

Veja também

Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.

IPVA
Parte dos motoristas podem estar livres do pagamento do IPVA, de acordo com cada tipo de veículo (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.

Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA. Por fim, em Alagoas, qualquer veículo fabricado até 2002 está isento do imposto.

Confira os veículos da Fiat, Volks, Ford e outros livres do imposto

  • Carros da Fiat: modelo Fiat Uno (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Palio: (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Siena (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Strada (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Punto (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Modelos da Renault: Renault Sandero 2013 (com mais de 10 anos de fabricação);
  • Renault Clio 2002: (com mais de 20 anos de fabricação).

Assim, nesta lista, há modelos que estão isentos em alguns estados e em outros não. Portanto, confira a data mínima de isenção do estado em que mora para saber se precisa pagar ou não o imposto.

Carros com 20 ou mais anos de fabricação não pagam o imposto em SP (Reprodução: Internet)
Carros com 20 ou mais anos de fabricação não pagam o imposto em SP (Reprodução: Internet)

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro, Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.

Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.