ADEUS!

Adeus no BarraShoppingSul e Eduardo Leite ciente no RS: Fim de 3 lojas atinge moradores de Porto Alegre

04/04/2025 às 15h10

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Adeus no BarraShoppingSul: Fim de 3 lojas atinge Porto Alegre (Foto: Reprodução/ Internet)

Três lojas fecham as portas no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Até mesmo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) ficou ciente da situação

Nos últimos anos, o cenário do varejo em Porto Alegre passou por mudanças significativas, especialmente no BarraShoppingSul, um dos maiores centros comerciais da capital gaúcha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, 3 marcas conhecidas do público encerraram suas operações no local, sinalizando uma movimentação importante. Até mesmo o governador Eduardo Leite ficou ciente.

A seguir, vamos detalhar os fechamentos da Nespresso, Colombo e Amaro no BarraShoppingSul, que deixaram os porto-alegrenses sem as marcas no centro comercial mais badalado de POA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nespresso encerra operação no BarraShoppingSul

De acordo com o ‘Jornal do Comércio’, a Nespresso, marca suíça de cafés em cápsula pertencente à gigante Nestlé, encerrou sua loja no BarraShoppingSul em março de 2024.

A operação, que funcionava desde 2019 em uma das esquinas internas do shopping, ponto estratégico conhecido no setor como “corner”, era muito procurada por clientes fiéis da marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o fechamento, a única loja física da Nespresso em Porto Alegre passou a ser a do Iguatemi. A decisão chamou atenção pelo impacto direto aos consumidores que costumavam abastecer suas cápsulas presencialmente.

Nespresso fechou no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)
Nespresso fechou no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Colombo: fim da última loja em shopping na capital

Outra marca que deixou o mix do BarraShoppingSul foi a tradicional varejista gaúcha Colombo.

A loja havia se tornado a última operação da rede em shoppings de Porto Alegre, e o encerramento ocorreu na mesma época do fechamento da Nespresso, segundo relatos de funcionários locais.

De acordo com a fonte, a saída da Colombo está inserida em um movimento mais amplo de retirada da marca dos grandes centros comerciais.

O principal fator apontado é o alto custo de manter lojas em shoppings, especialmente em tempos de margens mais apertadas no varejo.

Apesar da saída da Colombo, redes concorrentes como a Magazine Luiza seguem ativas no mesmo shopping, o que reduz, porém, a variedade de opções para o público interessado em eletrodomésticos e eletrônicos.

Lojas Colombo encerrou as atividades no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)
Lojas Colombo encerrou as atividades no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Amaro fecha sua Guide Shop no sul do país

Por fim, a Amaro, marca que nasceu no digital e expandiu para o varejo físico com o modelo de guide shop, também encerrou sua operação no BarraShoppingSul.

A loja representava uma aposta da marca no mercado gaúcho, oferecendo um espaço onde os clientes podiam experimentar os produtos e realizar compras online com suporte presencial.

O fechamento da Amaro reforça um movimento de reestruturação da marca, que tem repensado seu modelo de negócios físico diante das mudanças no comportamento do consumidor e das pressões econômicas.

Unidade da Amaro
Unidade da Amaro (Foto: Divulgação)

Afinal, o que está por trás desses fechamentos no BarraShoppingSul?

Os recentes encerramentos refletem um cenário desafiador para o varejo físico, especialmente dentro de grandes centros comerciais como o BarraShoppingSul.

Altos custos operacionais, mudanças nos hábitos de consumo, digitalização acelerada e a busca por modelos mais enxutos têm levado muitas marcas a reverem suas estratégias.

Considerações finais

  • Em suma, os fechamentos da Nespresso, Colombo e Amaro no BarraShoppingSul mostram como o varejo físico vem enfrentando grandes desafios.
  • Com custos altos e mudanças no jeito de consumir, muitas marcas estão repensando se vale a pena manter lojas em grandes shoppings.
  • Mesmo sendo um dos principais centros comerciais de Porto Alegre, o BarraShoppingSul também sente os impactos desse novo cenário.
  • As empresas estão buscando formatos mais eficientes e digitais, enquanto os consumidores começam a se acostumar com outras formas de comprar.
  • Essas mudanças indicam que o varejo está passando por uma fase de adaptação. Onde sair de cena pode ser, para algumas marcas, uma forma de se preparar melhor para o futuro.

Por fim, veja: Bourbon Country aos prantos: Shopping nº1 de Porto Alegre, RS, confirma +20 inaugurações históricas em 2025

amaro
BarraShoppingSul
Colombo
Destaque
Nespresso

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.