OFICIAL

Decreto da FEBRABAN: O fim de serviço popular do Banco do Brasil após décadas e substituto convocado


Banco do Brasil encerrou um dos seus serviços mais aclamados pelos clientes (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Antiga funcionalidade teve fim anunciado, já foi encerrada e substituída

Na lista das maiores instituições em atividades no país, o Banco do Brasil, assim como os concorrentes, teve um dos principais serviços extintos pela Febraban. O comunicado já vinha sendo feito desde 2023, mas, somente em fevereiro deste ano, foi oficializado.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O decreto de fim foi para todos os bancos, como Itaú, Bradesco e Caixa Econômica, que já usavam a modalidade de longa data. Desta vez, os principais afetados foram os correntistas, mas não de forma negativa, já que houve uma substituição mais rápida e prática.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil tem mais de 4 mil pontos abertos e cerca de 75 milhões de pessoas (Foto: Marcelo Camargo)

Após quase 40 anos, surpreendentemente, o DOC, que é o Documento de Ordem de Crédito, deixou de ser uma opção de transferência. O principal motivo, claro, foi a substituição pelo PIX, criado em 2020, oferecendo facilidade e praticidade ao mesmo tempo aos usuários.

Durante todo esse tempo, o modelo de transação foi responsável por mudar a forma de circulação de dinheiro no país. Em sua longa trajetória bancária, o DOC passou por cinco moedas e foi do cruzeiro ao real. Porém, agora, diante de tanta mudança, ele faz parte do passado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TED quanto o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao gratuito e instantâneo”, disse Isaac Sidney, o presidente da Febraban, após a extinção.

Veja também

Banco do Brasil
Apesar de ter sido ultrapassada pelo Nubank, a instituição segue entre as maiores do país (Foto: Agência Brasil)

Como abrir uma conta no Banco do Brasil?

Para virar cliente, fazer a solicitação de cartões e empréstimos, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Até o momento, são 4 mil pontos abertos e mais de 75 milhões de pessoas atendidas.

Eles estão entre os 5 principais do país, crescendo ainda mais em 2024 – com uma ampla concorrência de mercado. Recentemente, o grupo foi ultrapassado pelo novato Nubank. Na frente de ambos, estão o Bradesco, o Itaú e a Caixa Econômica Federal, que assume o topo da lista.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br