O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Adeus ao Shopping Bourbon e +89 encerramentos: Itaú faz fechamento em massa e fim de 90 agências é confirmado


Banco Itaú executa fechamentos de agências em massa, incluindo a localizada no Shopping Bourbon, em São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Itaú)

Itaú executa fechamentos em massa de mais de 80 agências incluindo a que se localizava no Shopping Bourbon, em São Paulo

E o banco Itaú tem gerado surpresa e indagação em muitos clientes após um movimento aonde o mesmo executou o encerramento de mais de 80 agências, incluindo a que se localizava no Shopping Bourbon, em São Paulo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Inclusive, no dia 24 de maio, o COE (Comissão de Organização dos Empregados) do banco Itaú se reuniu com a diretoria da instituição para debater a situação dos funcionários diante desses fechamentos.

Fachada do Banco Itaú (Foto: Reprodução - Diário do Comercio)
Banco Itaú (Foto: Reprodução/Diário do Comercio)

Além disso, foram discutidas a realocação dos mesmos, distribuição de funcionários, além das punições referentes à falta de certificações da ANBIMA.

A funcionária do Itaú e diretora de Saúde do Sindicato, Valdenia Ferreira, também integrou a COE e participou das discussões.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Levantamentos apontados

De acordo com o portal do Sindicatos dos Bancários de BH e Região, o Itaú apresentou um levantamento do primeiro trimestre de 2024, quando 2.655 trabalhadores foram contratados e 1.861 demitidos.

Veja também

O movimento sindical aponta que as demissões são gerais, em contrapartida, as contratações estão muito concentradas na área de tecnologia.

Entre os desligados citados, não estão os trabalhadores que pediram demissão.

Outro problema apontado no levantamento foi a terceirização, que segundo o sindicato, tem sido prejudicial aos trabalhadores.

Mesmo porque, em caso de terceirização, os mesmos são demitidos e recontratados por outras empresas com salários e benefícios bem inferiores, conforme afirmado pelo Sindicato.

Segundo o Sindicato, os fechamentos das agências do Itaú prejudicam também os clientes (Foto Reprodução/Internet)
Segundo o Sindicato, os fechamentos das agências do Itaú prejudicam também os clientes (Foto Reprodução/Internet)

Agências fechadas

O Itaú informou que, de janeiro a maio de 2024, cerca de 127 agências serão encerradas. Das 90 que já tiveram seu fim confirmado, 37 já estão se preparando para baixar as portas.

Dos trabalhadores contidos neste universo (1.775), 93% foram realocados, 1% pediu demissão e 6% foram demitidos.

Jair Alves, coordenador da COE Itaú, se manifestou em tom indignado com esse movimento:

“É inadmissível termos um número tão alarmante em tão pouco tempo. Eles explicaram que todas as agências pagam suas próprias despesas, e a partir daí é feita a avaliação”

Para o movimento sindical, o método adotado pelo Itaú prejudica não apenas os trabalhadores bancários, mas também a população como um todo que agora precisam se deslocar cada vez mais para ter atendimento bancário.

A COE cobrou a revisão das penalidades que estão sendo impostas para os trabalhadores que não conseguiram os certificados Anbima necessários.

O tema será aprofundado em próximos encontros.

O movimento sindical se comprometeu a apresentar uma proposta de mudanças para o banco no programa de remuneração GERA na próxima reunião, marcada para 5 de junho deste ano.

Ao procurar uma manifestação do Itaú sobre esses casos em específico, as mesmas não foram encontradas, porém o espaço permanece aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Também em São Paulo:

Inclusive, ainda em dezembro de 2023, de acordo com o portal Reclame AQUI, alguns clientes da cidade de São Paulo reclamaram que a agência que ficava localizada no interior do Shopping Bourbon foi fechada.

Com isso, alguns clientes que abriram conta no local estão com dificuldades em encontrar a nova agência por onde essas contas foram realocadas.

Porém o Itaú prontamente respondeu informando a agência e se colocando à disposição, como podem ver na imagem abaixo:

Banco Itaú fechou a agência localizada no Shopping Bourbon, em São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Reclame AQUI)

Qual a importância do banco Itaú?

De acordo com o iDinheiro, o Banco Itaú é uma referência do mercado bancário e chegou a ser eleito como o banco mais valioso da América Latina.

Com uma cartela de clientes bastante diversificada, a empresa oferece soluções personalizadas para pessoas físicas e jurídicas.

Até o ano de 2022, tinha seu valor de mercado avaliado em aproximadamente 39 bilhões de dólares, o que equivale a cerca de R$ 200 bilhões.

Atuando no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, o banco oferece a estrutura necessária para quem deseja contar com um banco sólido e desenvolver uma relação de longo prazo.

De soluções físicas a produtos totalmente digitais, a instituição passou a se reinventar ao longo dos anos para acompanhar as tendências da época.

🚨 Luto! Morre atriz amada da Globo + Ana Maria em gu3rra com a Platinada + Davi torrando os milhões 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.