Toyota confirma fechamento de fábrica no Brasil
Nesta terça-feira, 21, uma notícia envolvendo o fechamento de uma fábrica da Toyota pegou o público de surpresa.
A montadora decidiu fechar as portas da fábrica no Brasil na última quarta-feira, 16, e encerrou uma produção crucial após décadas.
Em suma, a empresa encerrou as atividades no ABC Paulista e produziu suas últimas peças no dia 11 de novembro.
De acordo com informações do Auto Esporte, o anúncio sobre o fechamento da fábrica no Brasil ocorreu em abril de 2022.
Na época, a Toyota confirmou que realizaria o fechamento da fábrica no ABC Paulista de forma gradual até novembro deste ano.
Veja também

Urgente, desconto de 99% até HOJE (30): Feirão do Serasa limpa seu nome e quita dívida a preço de banana

Todos os carros da Fiat: dos mais antigos aos mais novos

Corte de R$ 53 milhões e demissões em massa: Volkswagen aterroriza trabalhadores e motoristas em país
Porém, para não prejudicar os funcionários por completo, a montadora elaborou duas opções para seus 550 empregados.
Os funcionários poderiam escolher entre a transferência para uma das fábricas da empresa no Interior de São Paulo ou um plano de demissão voluntária.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
A fábrica de São Bernardo era a sede administrativa da Toyota, produzia peças para a linha de motores em Porto Feliz e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.
Porém, atualmente, as unidades da montadora estão localizadas em Sorocaba, que fabricam Yaris e Corolla Cross.
Já em Indaiatuba, a fábrica é responsável pela produção do Corolla e Porto Feliz, onde são feitos motores.
O presidente do sindicato do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges,, lamentou a decisão da Toyota por meio de uma nota.
“A questão da Toyota, que finalizou seu processo de transferência nos últimos dias, nos remete para um debate da indústria automobilística em sua totalidade. O ABC em questão de logística, infraestrutura e cadeia de fornecedores é uma esquina para o Brasil”, disse o sindicato, que continuo:
“E, precisamos discutir a importância da indústria, que no nosso entender é fundamental para o crescimento do País. Vamos continuar cobrando políticas voltadas ao setor para que haja crescimento e possibilidades de novas empresas se instalarem no Brasil e principalmente no ABC”, finalizou Moisés Selerges.

O QUE TOYOTA FALOU SOBRE O FECHAMENTO DE FÁBRICA?
Por meio de nota, a Toyota confirmou que finalizou o processo de transferências das operações da fábrica de São Bernardo do Campo para as unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.
“Com isso, a unidade de SBC deixa de operar a partir desta data. A Toyota valoriza a história da fábrica de São Bernardo e reconhece a dedicação dos envolvidos por todo legado e crescimento da companhia construídos com a comunidade, parceiros e colaboradores ao longo de 60 anos. A concentração estratégica das operações no interior de São Paulo oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro”, disse a empresa.
