O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

“Foram cancelados”: Adeus vital do Bilhete Único em SP chega com bloqueio que afeta milhões no metrô e CPTM

10/07/2024 às 9h28

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Paulistanos precisam se atentar com situação alarmante que anda afetando o Bilhete Único em todos os transportes (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/SPTrans/Metrô/CPTM)

Mais de 100 mil cartões do Bilhete Único foram cancelados em São Paulo e situação afeta milhões de usuários que dependem de ônibus, metrô e trens para se locomover

Quem depende do transporte público sabe bem a importância que o Metrô, os trens da CPTM e até mesmo os cartões de Bilhete Único tem. Afinal de contas além de prático, ele garante que o passageiro consiga integrações e até mesmo economize nas passagens, dependendo da modalidade.

Ainda mais na região de São Paulo, aonde a maioria dos residentes dependem do mesmo para se locomover ao trabalho, faculdade e compromissos diversos todos os dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, um terror está rondando o sistema de cartões do Bilhete Único e situação, além de alarmante, afeta milhões de usuários.

Isso porque, de acordo com o portal G1, a quantidade de cartões cancelados por suspeita de fraude aumentou 23% nos três primeiros de 2024, em comparação com o mesmo período do último ano de 2023, conforme aponta um levantamento via Lei de Acesso à Informação.

Como mencionamos logo acima, o Bilhete Único há anos é o principal meio de pagamento em ônibus municipais, Metrôs e trens da CPTM em toda capital paulista, correspondendo a 95% das cerca de 7 milhões de viagens diárias).

Continua após o Veja Também

Veja também

Não é de hoje

Ainda de acordo com o G1, cerca de 101.233 cartões “foram cancelados por recarga falsa de janeiro a março de 2024”. No mesmo período do ano passado, 82.412 bilhetes foram suspensos por fraude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale mencionar que desde o ano de 2021, os cartões sem identificação (como RG ou CPF) foram cancelados, e a SPTrans passou a adotar medidas mais rigorosas para a emissão do Bilhete Único.

Entre elas está a exigência do preenchimento de um formulário com todos os dados pessoais do passageiro no site da SPTrans.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer para proteger o Bilhete Único de possíveis tentativas de fraude?

Segundo orientado pela própria SPTrans, os passageiros devem sempre recarregar seus cartões em canais oficiais, como aplicativos autorizados para celular e a Loja Virtual da SPTrans, para evitar golpes ou cartões carregados com créditos falsos, o que pode fatalmente culminar no bloqueio do bilhete.

Vale desacatar que no dia dia 23 de maio de 2023, foi lançado o edital de licitação para a contratação de uma instituição financeira que deverá prestar serviços ligados à arrecadação e partilha dos valores do Bilhete Único entre as empresas inseridas no convênio de integração tarifária.

Ou seja, a escolha do banco que controla as transações bancárias e reúne todo o valor pago pelos passageiros ao passar os bilhetes.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Bilhete Único
Destaque
metrô
Ônibus
SP
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.