Agora

Agora

Demissão em massa e agências encerradas: Banco do Brasil, Caixa e + se unem com fechamentos em todo o Brasil

Bancos fecham agências (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Bancos fecham agências (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Os maiores bancos do Brasil fecham milhares de agências e deixam clientes e estado de alerta

Nos últimos três anos, os cinco maiores bancos do país passaram por uma significativa reestruturação, resultando no fechamento de mais de 2,5 mil agências. Esse movimento reflete as mudanças nas preferências dos clientes, impulsionadas pelo avanço tecnológico e a crescente adoção de serviços bancários online.

As instituições financeiras buscam se adaptar às transformações do mercado, redirecionando seus investimentos para canais digitais e automatizados, oferecendo assim maior conveniência aos clientes. Este fenômeno não apenas reflete a modernização do setor bancário, mas também levanta questões sobre o impacto nas comunidades locais, no emprego e na acessibilidade dos serviços financeiros para segmentos da população que podem não ter acesso fácil à tecnologia.

Conforme revelado por um estudo conduzido pela Ável Investimentos, com base em informações fornecidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os principais bancos do país, incluindo Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, encerraram conjuntamente 2.563 agências bancárias no período de 2020 a 2022.

Logo dos bancos Santander, Itaú e Banco do brasil - Foto Reprodução Internet
Logo dos bancos Santander, Itaú e Banco do brasil – Foto Reprodução Internet

Somente no primeiro trimestre do presente ano, 256 unidades foram fechadas, resultando na demissão de mais de 14 mil profissionais bancários, conforme estimado por uma pesquisa do Dieese.

Apesar de alguns segmentos de clientes, como idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, não demonstrarem uma familiaridade tão expressiva com ferramentas tecnológicas, não há uma determinação do Banco Central quanto ao número mínimo de agências que as instituições financeiras convencionais devem manter em cada região. Nesse contexto, os bancos tradicionais estão intensificando seus investimentos na plataforma digital.

Veja também

A chegada do PIX

De forma repentina, as extensas filas nos guichês e caixas eletrônicos dos bancos para realizar saques, quitar contas ou resolver questões simples foram substituídas por simples cliques. Nos aplicativos das instituições financeiras, é possível realizar desde a abertura de uma conta até a obtenção de empréstimos, investir e efetuar pagamentos praticamente instantâneos por meio do Pix.

A rápida digitalização do setor bancário e a disseminação dos smartphones estão tornando as agências bancárias cada vez mais obsoletas. Diante da necessidade de redução de custos e do acirramento da concorrência provocado pela ascensão dos bancos digitais, que surgem sem a presença de agências físicas, os bancos têm optado pelo fechamento de suas operações presenciais.

PIX é um dos métodos de pagamentos mais utilizados atualmente (Reprodução: Internet)
PIX é um dos métodos de pagamentos mais utilizados atualmente (Reprodução: Internet)

 

As agências que permanecem em funcionamento têm passado por reformulações em seus layouts e funções, adaptando-se às demandas de um cenário financeiro cada vez mais digital.

Quantas agências a Caixa fechou?

A Caixa, reconhecida por sua expertise em financiamentos imobiliários e por tradicionalmente atender uma considerável parcela de idosos aposentados e beneficiários de programas sociais, destaca-se como o único banco convencional que não planeja reestruturar suas agências.

Agência da Caixa (Foto: Reprodução / Fenae)
Agência da Caixa (Foto: Reprodução / Fenae)

Segundo o jornal O Globo, sm vez disso, a instituição continua expandindo sua presença, adicionando unidades de atendimento à sua já extensa rede. Essa que é composta por 4,3 mil agências e postos, 22,6 mil lotéricos e correspondentes CAIXA Aqui. Além disso, conta com dez agências-caminhão e duas agências-barco para atender a população em regiões ribeirinhas.

Contudo, essa estratégia contrasta com as tendências de redução de agências observadas em outros grandes bancos, evidenciando a abordagem singular da Caixa em se manter presente e acessível em diversas localidades.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA