Globo

Além da IlusãoGloboMar do SertãoNovelas

Além da Ilusão tem queda de audiência, vê luz no fim do túnel com Pantanal e Globo define nova novela

Elenco de "Além da Ilusão"
Elenco de “Além da Ilusão” (Divulgação/ TV Globo)

Nova forma de fazer novelas faz audiência da Globo despencar, mas se acostumar e começar retomar forças

Todo mundo sabe que uma novela demora a engrenar na audiência e conquistar o vínculo do público de fato. No entanto, a TV Globo estava passando maus bocados nos últimos meses em suas novelas inéditas.

Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, a TV Globo fechou as portas de seus estúdios para gravações de qualquer tipo de material inédito, interrompendo “Amor de Mãe” (2019) em sua reta final.

Conforme as medidas de segurança e isolamento foram se abrandando, a TV Globo concluiu em algumas semanas “Amor de Mãe” e já pensou em uma estratégia para suas novelas inéditas.

Foi daí que surgiu “Quanto Mais Vida, Melhor!”, “Um Lugar ao Sol” e “Nos Tempos do Imperador”, “Além da Ilusão” e a atual “Pantanal”, todas gravadas com as mais rígidas medidas de segurança e totalmente finalizadas. Um produto pronto como uma série de TV. Sem alterações.

+Um novo papagaio de topete moicano invade o Mais Você e Ana Maria Braga exige teste de Covid e pede DNA

Veja também

Bárbara Paz como Úrsula em "Além da Ilusão"
Bárbara Paz como Úrsula em “Além da Ilusão” (Reprodução / Globo)

Pela primeira vez na Globo as novelas foram fabricadas como um produto fechado e sem o toque do “funciona” e “não funciona” do telespectador. Fato que os autores arrumavam conforme o contato do público acontecia, fora a audiência, que mandava na vida e morte de personagens, por exemplo.

Todas novelas da TV Globo a partir do momento que começaram ser feitas desta forma, sofreram com grandes quedas de audiência e alta rejeição do público. A emissora se preocupa com esta fase, mas uma luz no fim do túnel está vindo à tona.

“Além da Ilusão” sofreu muito com audiência nas suas primeiras semanas. Não passava dos 17 pontos. Aos sábados, sofreu derrotas memoráveis com pontuações oscilando entre 12 e 13 pontos. Para uma novela da faixa das 18h, é um absurdo.

+Renata Fan se emociona com choro ao vivo no Jogo Aberto e Band interrompe esportivo às pressas: “Sofrendo”

Nas últimas semanas a novela vem se recuperando e alcançando índices mais louváveis, mas tudo isso deve ser um reflexo de “Pantanal”, que está sendo o primeiro grande fenômeno na dramaturgia da Globo neste período de pós-pandemia, além da nova modalidade de fabricação de novelas.

ESTRATÉGIA

Com o alerta vermelho da audiência em baixa (ou pouco atraente) para as faixas das 18h e 19h, a Globo tem marcado reuniões e estudado a possibilidade de adiantar sua próxima novela das 18h, “Mar do Sertão”. O folhetim está sendo escrito neste momento por Mário Teixeira, que é o autor de tramas como “O Tempo Não Para” (2018), “Liberdade, Liberdade” (2016) e “I Love Paraisópolis” (2015).

VÍDEO YOUTUBE: Urgente: WILLIAM Bonner se DEMITE da Globo + Juliette pisada e TRAÍDA + Morte brutal em PANTANAL

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários