Além do INSS e Imposto de Renda: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +1 desconto no salário de CLTs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +1 desconto no salário de CLTs - Foto: Montagem

Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +1 desconto no salário de CLTs - Foto: Montagem

Os trabalhadores CLTs precisam estar em alerta com mais um desconto que pode ocorrer no salário, além do INSS e Imposto de Renda

Ser um trabalhador brasileiro de carteira assinada (CLT), sem dúvidas, é considerada uma dádiva para muitos, afinal, a partir de então o colaborador passa a receber uma série de direitos. Ademais, os mesmos são garantidos pelas leis trabalhistas. As mesmas, servem para manter a ordem e harmonia no ambiente de trabalho, tanto para o empregado, quanto para o empregador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, além de muitos benefícios, os trabalhadores também precisam cumprir os seus deveres, como os descontos no INSS para garantia da aposentadoria e Imposto de Renda, a depender da quantia recebida. Mas, existe mais uma situação que pode gerar desconto no montante sacado pelos CLTs.

Assim, o time de especialistas em leis trabalhistas do TV FOCO, a partir de informações do portal PONTOTEL, traz maiores detalhes. Dessa forma, se você é um desses trabalhadores, confira a seguir o que pode reduzir seu salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atrasos

Em suma, uma das variantes que pode modificar o valor final de um salário dos trabalhadores trata-se dos atrasos. Para calcular o salário, é preciso saber quantos dias o funcionário trabalhou, se houveram atrasos, somar as horas extras, descontar as contribuições obrigatórias e outros procedimentos.

Referente aos atrasos, o § 1º, do art. 58, da CLT, ressalta que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto dos empregados não excedentes há 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)

Supondo que um trabalhador CLT receba R$ 1.900 por uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, ou 220 horas mensais, e tenha um atraso de 2 horas, o empregador calcula o desconto da seguinte forma:

Faltas

Ademais, já em casos de faltas sem justificativa, a CLT enfatiza que o trabalhador possui o direito de descontar tanto remuneração quanto o Dia de Descanso Remunerado (DSR), precisando de mais atenção no cálculo dos descontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.”, diz o art. 6 da Lei nº 605/49.

Veja um exemplo a seguir, levando em conta um trabalhador que recebe os mesmos R$ 1.900:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +1 desconto no salário de CLTs – Foto: Internet

Considerações finais

Veja mais notícias sobre CLTs CLICANDO AQUI.

O que é ser um trabalhador CLT?

Em suma, quando uma empresa contrata um trabalhador via CLT, ela garante um emprego formal, com carteira assinada, e o trabalhador passa a ter direito aos principais benefícios da CLT, como FGTS, INSS, décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 8 horas diárias, e diversos outros direitos previstos nesta consolidação.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile