Agora

Agora

Alerta: Aumento absurdo dos planos de saúde está à caminho e como idosos podem escapar do reajuste em 3 passos

Plano de saúde - Foto: Reprodução
Plano de saúde - Foto: Reprodução

Confira como conseguir escapar do reajuste dos planos de saúde

O plano de saúde é uma despesa que a família passa a ter obrigatoriamente quando pensa em prevenir doenças e tratá-las da melhor maneira possível, ao contratar esse serviço, muitas vezes essencial em nosso país.

Contudo, já se sabe que as apólices individuais devem sofrer um reajuste acima da inflação, de em média 8,7%, segundo projeções do Citi e da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

Os usuários estão esperando que o reajuste esteja dentro do teto de 9,63%, anunciado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ano passado.

Contudo, vale ressaltar que mesmo que o prazo máximo para aplicação do reajuste de planos individuais e coletivos vá até abril deste ano, o aumento deverá ocorrer somente no mês de aniversário do contrato, isto é, quando o plano foi iniciado.

A inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por sua vez, acumulou em alta de 4,62% em 2023. Para 2024, a projeção confirma, segundo o Boletim Focus, indicando inflação em 3,90% ao fim do ano.

Veja também

Plano de saúde é de extrema importância - Foto Internet
Plano de saúde é de extrema importância – Foto Internet
Plano de saúde - foto: reprodução
Plano de saúde – foto: reprodução

“Para a maioria dos trabalhadores, o reajuste do contrato de trabalho se dará pelo IPCA, que é uma média e que pode ou não refletir o aumento dos custos do orçamento. O reajuste dos preços dos planos de saúde impactará muito mais os idosos e as famílias que são responsáveis pelas despesas deles”, comentou a economista Paula Sauer, coordenadora do Laboratório de Finanças Pessoais da ESPM.

Como fugir do reajuste?

É possível que, segundo algumas dicas, o usuário consiga “fugir” do reajuste, ao utilizar uma cooparticipação dos planos de saúde, pagando uma mensalidade menor pelo convênio escolhido, optando por quartos individuais se precisar, além de revisar minuciosamente os termos do plano, antes de contratar qual quer serviço ofertado pela empresa.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

Planos de Saúde

Quem escreve

Lana Laysa

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: