FIQUE LIGADO!

Alerta GERAL: Comunicado do Bolsa Família atinge TODOS os beneficiários com aviso de BLOQUEIO do pagamento


Benefício do Bolsa Família pode ser bloqueado e alerta é dado (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Gov/Freepik/Canva)

Beneficiários do programa Bolsa Família precisam se atentar com aviso de bloqueio que pode afetar TODOS

Como é do conhecimento de todos, o “Bolsa Família” é um dos programas sociais que mais auxiliam famílias de baixa renda e em insegurança alimentar.

Criado em 2003, ainda no primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa tem como objetivo erradicar a pobreza e amenizar a desigualdade social.

E a  seleção de beneficiários geralmente é executada com base no CADÚNICO e fornece um auxílio financeiro mensal de acordo com a composição familiar e a renda per capita.

Porém, um comunicado oficial a respeito do benefício deixou TODAS as famílias em alerta!

Mesmo porque, inconsistências ou informações desatualizadas no cadastro, pode causar o BLOQUEIO do benefício.

Veja também

Pagamento começa a partir da sexta-feira (15) (Reprodução: Internet)
Beneficiários do Bolsa Família podem sofrer bloqueio no benefício em caso de inconsistências nas informações  (Foto Reprodução/Internet)

Apesar de dura essa medida é executada para  garantir a correta destinação dos recursos e evitar possíveis fraudes.

Só  para se ter uma noção, cerca de 1,2 1,2 milhão de pagamentos do Bolsa Família foram bloqueados, ao longo de 2023, por conta dessas inconsistências de informações.

Fique em alerta!

Segundo o Seu Crédito Digital, ainda no ano de 2023, foi instituída uma implementação da Averiguação Cadastral Unipessoal, que visa verificar, de forma minuciosa, as informações de pessoas cadastradas como moradoras unipessoais.

Assim se evita repasses incorretos de benefícios sociais e aprimora a gestão dos benefícios, tornando o processo mais justo e transparente.

A atualização das informações é essencial para restabelecer os pagamentos aos beneficiários bloqueados, sem prejudicá-los.

O compromisso do governo é promover uma gestão eficiente e garantir acesso digno aos benefícios.

“Canal Livre” recebe Wellington Dias - Foto: Internet
Wellington Dias – Ministro do Desenvolvimento Social (Foto Reprodução/ Canal Livre)

Vale mencionar que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem trabalhado para corrigir distorções e direcionar efetivamente os benefícios.

Uma medida adotada foi a revisão dos registros unipessoais de pessoas que alegam morar sozinhas.

Mas é importante deixar claro que o objetivo não é penalizar e sim garantir que esse programa atenda realmente quem precisa. Caso comprovada a elegibilidade e a residência unipessoal, os benefícios serão restabelecidos.

O ministro Wellignton Dias enfatizou a importância de manter a opção de registro unipessoal para quem se enquadra nessa situação.

O MDS segue corrigindo e qualificando os registros, também em 2024, para direcionar os benefícios adequadamente, visando transparência e eficiência do programa e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Apenas para nível de conhecimento, conforme foi divulgado pelo portal da Folha de S. Paulo, só em março de 2023, houve uma redução expressiva em 66% na entrada de cadastros unipessoais em comparação com a média registrada em 2022.

Mais um agravante para bloqueio

Outra situação que pode levar o benefício a ser bloqueado é a baixa frequência escolar das crianças cadastradas no programa.

De acordo com uma matéria exibida no Jornal da Globo, só no último ano de 2023, mais de 12 mil famílias tiveram o benefício suspenso, devido à baixa frequência escolar de crianças.

Existe uma frequência mínima tanto de crianças quanto de adolescentes:

  • Crianças de 4 e 5 anos: Precisam ter uma frequência mensal de 50%, na mínima
  • Jovens mais velhos de 6 a 17 anos: Precisam ter uma frequência de 75% na escola

Segundo o portal Ache Concurso, o monitoramento da frequência escolar é uma das formas de garantir que as famílias estão cumprindo com os compromissos relacionados à saúde e à educação.

Por isso, ao ser aprovada no programa, a família deve respeitar as condicionalidades definidas pelo governo.

Como descobrir se o benefício do Bolsa Família foi bloqueado?

Ainda de acordo com o portal Folha de S.Paulo, os cidadãos com o benefício bloqueado recebem mensagens oficiais por SMS ou através do aplicativo do Bolsa Família com a seguinte informação:

“MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.

Mensagem de bloqueio do benefício do Bolsa Família (Foto Reprodução/Internet)
Mensagem de bloqueio do benefício do Bolsa Família (Foto Reprodução/Internet)

Para ter o benefício estabelecido novamente o titular terá que seguir as seguintes medidas:

Quem mora sozinho:

  • Procurar um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde mora.
  • Levar documentos pessoais e comprovante de residência para atualizar o cadastro. Além disso, no local, será necessário assinar um termo informando que mora sozinha.
  • Após a regularização, o município irá desbloquear o cadastro e, em seguida, o benefício será pago, com a liberação de todas as parcelas bloqueadas.

Quem mora com familiares e dependentes:

  • O cidadão que mora com a família, mas se cadastrou como unipessoal pode solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único.
  • No aplicativo, é preciso informar o login e a senha e entrar em “Consulta completa”, onde haverá a opção de cancelar o cadastro.
  • Depois, é necessário agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, incluindo seus dados na família com a qual vive.
  • Se estiver nas regras de pagamento do programa, passará a receber o valor.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.