Comunicado da Anvisa confirma a retirada da marca número 1 de aveia do mercado após descoberta preocupante sobre riscos à saúde
A Anvisa emitiu um alerta importante para donas de casa em todo o Brasil: a marca número 1 de aveia foi retirada do mercado após a descoberta de irregularidades.
A medida visa proteger a saúde dos consumidores e garantir a segurança dos produtos alimentícios disponíveis nas prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do Anvisa, detalha agora motivos para retirada de marca de aveia dos mercados.
Decisão da Anvisa
Em 25 de março de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu a Resolução-RE nº 1.164, determinando a proibição da comercialização, distribuição e uso de determinados lotes da “Aveia em Flocos Finos Integral” das marcas Sabores do Campo e Vitão Alimentos.
Os lotes afetados são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alarmante: ANVISA desce o facão e proíbe 8 queridinhos das donas de casa em Goiânia, GO, após descoberta
● Portas lacradas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 de Minas Gerais após grave descoberta
● Infestação de baratas: Vigilância Sanitária interdita restaurante nº1 de Porto Alegre, RS, após nojeira
- AVEIA EM FLOCOS FINOS INTEGRAL MARCA SABORES DO CAMPO E VITAO ALIMENTOS (61979)
- AVEIA EM FLOCOS FINOS INTEGRAL MARCA SABORES DO CAMPO E VITAO ALIMENTOS (61980)
- AVEIA EM FLOCOS FINOS INTEGRAL MARCA SABORES DO CAMPO E VITAO ALIMENTOS (62392)
- AVEIA EM FLOCOS FINOS INTEGRAL MARCA SABORES DO CAMPO E VITAO ALIMENTOS (63480)
Motivos
A medida foi tomada após a constatação de que a empresa Vitão Alimentos Ltda utilizou matéria-prima vencida na fabricação desses lotes, o que compromete a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.
É importante destacar que, embora a empresa tenha comunicado um recolhimento voluntário dos produtos afetados, a Anvisa não se baseou exclusivamente nessa iniciativa para a proibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a ação da agência reguladora foi motivada pela necessidade de proteger a saúde pública. Assim considerando a utilização de matéria-prima vencida na produção dos lotes em questão.
Cuidados
A proibição abrange a comercialização, distribuição e uso dos lotes mencionados, visando prevenir riscos à saúde dos consumidores que possam adquirir ou consumir os produtos afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa atua de forma independente para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos disponíveis no mercado brasileiro, tomando medidas necessárias para proteger a saúde pública.
Os consumidores que possuam os produtos mencionados em suas residências devem evitar o consumo e seguir as orientações fornecidas pela Anvisa. Além das informadas pela empresa para o correto descarte ou devolução dos itens.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial e vá à seção de “Denúncias e Reclamações”.
Porém, em seguida, preencha o formulário online com detalhes sobre a irregularidade ou risco à saúde. No entanto, alternativamente, você pode ligar para o número 0800-642-9782. Siga as instruções fornecidas para completar a denúncia.
CONCLUSÃO
Por fim, para informações adicionais e atualizações sobre essa e outras ações da Anvisa, recomenda-se consultar o site oficial da agência. Ou então entrar em contato com os canais de atendimento ao consumidor disponibilizados pela empresa Vitão Alimentos Ltda.
Veja também matéria especial sobre: Substância tóxica e prisão de fabricantes: Kovalick para JH com bomba sobre produto nº1 proibido pela ANVISA.