Saiba tudo sobre o comunicado do INSS
Neste segunda-feira (4), um comunicado do INSS acaba pegando muita gente de surpresa, com direito a detalhes sobre suspensão da aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a autarquia não pensou duas vezes, cravou 3 atitudes com paralisação do pagamento a idosos. Vamos conferir? As informações são do portal O Globo.
De acordo com as informações divulgadas, o INSS cortou a aposentadoria de Martinho da Vila por falta de prova de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para melhor entender sobre o assunto, segundo a fonte, Martinho José Ferreira, muito famoso sendo o Martinho da Vila, está na Justiça contra o INSS desde setembro de 2023 para receber cerca de dois anos de pagamento de sua aposentadoria.
Acontece que o seu benefício foi suspenso em julho 2021 por falta de prova de vida. Contudo, a prova de vida havia sido suspensa pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) por causa pandemia de Covid-19.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, segundo processo, entre outubro de 2022 e junho de 2023, Martinho fez 13 vezes a comprovação de que está vivo.
Contudo, mesmo assim, o seu pagamento da aposentadoria só foi retomado em dezembro do ano passado, após a ação judicial. Dessa forma, diante de toda essa situação, o sambista cobra ainda atrasados -pagamentos que deixaram de ser feitos no valor de cerca de R$ 80 mil. O caso está na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS, por sua vez, disse que o benefício de Martinho José Ferreira foi reativado e o pagamento das competências de dezembro de 2023 e de janeiro de 2024 está disponível no banco para saque.
“O senhor Martinho pode acompanhar a situação do crédito em ‘Extrato de Pagamento’ pelo Meu INSS ou ligar para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O instituto afirma ainda que “lamenta o ocorrido e reitera que trabalha constantemente para melhorar a prestação de serviço à população brasileira”.
Bom, muita gente não sabe, mas em suma, a prova de vida é feita de forma periódica e é obrigatória para todos os aposentados.
Como fazer a prova de vida?
Existem duas formas de realizá-la: presencialmente, nos balcões de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de atendimento, como caixa eletrônico e, também, de maneira digital, pelo login utilizado no Gov.br.
De acordo com o portal Folha de São Paulo, as seguintes atitudes dos segurados também podem servir como prova de vida:
• Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que te nham certificação e controle de acesso;
• Atendimento em Agência da Previdência Social;
• Receber pagamento de benefício com biometria;
• Fazer empréstimo consignado com biometria;
• Fazer atualizações no CadÚnico (Cadastro Único);
• Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS.