EITA...
Alerta geral: Nova função do WhatsApp desespera usuários e expõe atividade secreta que você, com certeza, já cometeu
17/12/2024 às 21h20

Empresa responsável justificou serviço como um dos métodos de segurança no aplicativo, mas desagradou internautas
Nesta terça-feira, dia 17, o WhatsApp divulgou uma nova função da plataforma. No entanto, apesar do motivo dado pela controladora, os usuários não ficaram nada animados com a novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, em breve, o aplicativo vai passar a notificar quando alguém tirar print da tela. Enquanto alguns poucos aprovaram a mudança, a maior parte das pessoas não gostou nada de saber que, agora, ao tentar fazer uma fofoca, serão expostas aos “conversantes”.
Segundo a META, a empresa responsável, essa nova função tem como objetivo garantir a segurança e privacidade de todos os na plataforma. O 1º risquinho azul indicará que a mensagem foi entregue. Já o 2º, apontará que o recado foi lido. Um 3º, então, mostrará que houve um registro da conversa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último levantamento, o WhatsApp confirmou que ultrapassou a marca de 2 bilhões de registros. Hoje, a plataforma está disponível em 180 países e tem tradução para 60 idiomas. Para efeitos de comparação, ela já é a mais utilizada no Brasil, superando o Facebook, estando presente em 93% dos aparelhos.

Não para por aí…
Já de acordo com o WABeta Info, que divulga informações sobre o aplicativo, existem planos para que o espaço digital de conversas deixe de exigir o número de telefone dos usuários futuramente. Ou seja, qualquer aparelho sem chip poderá utilizá-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Globo confirma fim de serviço do WhatsApp em 26 celulares, incluindo n°1 da Samsung, em 2025
● “Anunciou”: Renata Vasconcellos paralisa JN com fim de serviço essencial em aplicativo tão popular quanto WhatsApp
● Anatel ciente: WhatsApp crava FIM de serviço essencial em 3 celulares populares no Brasil
A ideia seria se desvincular dos dispositivos, podendo ser usado em qualquer outro aparelho com acesso à internet, como notebooks, tablets e até videogames. Caso esse plano vá para frente, os navegadores terão um processo de cadastro com mais facilidade e independência, diz a nota.
Mas… o que muda?
Existem também, claro, os contras sobre o possível fim do número de telefone no aplicativo. Sem a identificação única de cada usuário, ficaria mais difícil o relacionamento entre os contatos da agenda, além de um espaço menos seguro, uma vez que os crimes virtuais têm batido recorde no Brasil.
Conclusão
Como todos já sabem, diversos hackers tem se passado por pessoas comuns para aplicar golpes – isso usando o próprio celular delas. Sem número, ficaria ainda mais fácil criar perfis com fotos aleatórias e praticar falsidade ideológica, que estão cada vez mais comuns, apontam os especialistas técnicos.
+ Aliás, veja outras novidades e atualizações sobre a plataforma de conversas!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]