TV Foco

TV Foco

Alerta GERAL sobre o novo RG acaba de sair HOJE (11) e brasileiros precisam ficar atentos à mudança

RG antigo ao lado do novo modelo (Imagem Reprodução Internet)
RG antigo ao lado do novo modelo (Imagem Reprodução Internet)

O novo documento de identificação está em vigor em alguns estados e os outros precisam se apressar para não perder o prazo

O novo modelo de documento de identificação no Brasil está disponível em alguns Estados e se é chamada de Carteira Nacional de Identidade (CIN).

+Gottino paralisa o Balanço Geral e confirma morte de cantor de forró em acidente de carro: “Infelizmente”

A ideia inicial do novo modelo é unificar os números de documentos e deixar apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para identificar os brasileiros.

Novo RG já está sendo emitido em alguns Estados (Imagem Reprodução Internet)
Novo RG já está sendo emitido em alguns Estados (Imagem Reprodução Internet)

As informações oficiais dão conta que Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão emitindo o novo modelo.

Os Estados que ainda não começaram a implementar o CIN para seus residentes têm o prazo até o dia 06 de novembro para começar.

Veja também

Com a unificação, o Palácio acredita que o número de fraudes irá cair, além de tornar a vida dos brasileiros mais simples, sem precisar apresentar um monte de documentos ou então decorar vários números.

+Galã global tem mensagens comprometedoras com garota de 17 anos, que atuou junto quando ela tinha 6

O que tem de novo?

A nova forma de identificação pessoal dos brasileiros possui algumas características que não são iguais aquelas que estamos acostumados:

  • Apresenta somente o número do CPF;
  • Possui um QR code que mostra se o documento é verdadeiro caso o portador tenha perdido ou for vítima de furto ou roubo;
  • Pode ser utilizado como documento de viagem, por possuir o código MRZ;
  • Pode ser utilizado de forma digital, no site Gov.br ou física;
  • Pode ser utilizado por todo território Nacional;

Para emitir a Carteira Nacional de Identidade é necessário saber se o seu estado já esta fazendo a emissão e entrar em contato com  a Secretaria de Segurança pública e se informar sobre a emissão do documento físico.

Para a forma digital, é necessária a apresentação da certidão de casamento/nascimento em formato físico ou digital no site ou app do gov.br.

Homem segurando novo modelo do RG (Imagem Reprodução Internet)
Homem segurando a Carteira Nacional de Identidade (Imagem Reprodução Internet)

+Milionário, Marcello Antony, galã da Globo, é dono de empresa gigantesca, que você conhece e não sabia

O que acontece com os documentos antigos?

De acordo com o Governo Federal os antigos RG vão saindo de circulação ao passo que as pessoas forem emitindo a Carteira Nacional de Identidade por esse motivo ninguém precisa correr para trocar.

Ainda segundo os responsáveis pelo Ministério da Gestão, quase meio milhão de documentos no modelo novo já foram emitidos, e outras 330 mil foram criados pelo meio digital.

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

DestaqueNovo RG

Quem escreve

Fernanda Sermuknis

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis