CONFIRA
Alerta geral HOJE (18): Nova lei da CNH acaba de ser aprovada, atinge em cheio os motoristas e crava PROIBIÇÃO
Nova lei da CNH é aprovada e atinge em cheio motoristas
Nesta semana, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovou nesta semana mudanças na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que atinge em cheio milhares de motoristas no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a partir de agora, será permitida a utilização de fotos com vestimentas que cubram a cabeça ou parte do rosto em fotos de documentos oficiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova lei, porém, é válida apenas para duas situações específicas, como utilização de véus e hábitos por motivos religiosos ou em caso de tratamento de saúde que tenha causado queda de cabelo.
Sendo assim, apesar das mudanças, ainda é proibido tirar a foto sem mostrar o rosto, o queixo e até mesmo os olhos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus após 50 anos: O encerramento de rede de supermercado no Brasil após dar lojas ao Atacadão
● 4 passos infalíveis para aposentados do INSS garantirem isenção do IPTU em SP
● Guia completo aos CLTs: Como aumentar o valor da aposentadoria do INSS em 5 passos simples
Vale destacar que a medida já é válida para aqueles que tirarem sua primeira CNH, assim como casos de renovação do documento, caso deseje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Para quem não sabe, a decisão do Contran antecipa uma discussão que vem desde 13 anos atrás e ainda será julgada pelo Supremo Tribunal Federal. E tudo se deu início quando a freira Kelly Cristina Favaretto, da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, foi impedida de renovar sua CNH porque se negou a retirar o hábito religioso para a fotografia.
Naquela época, o Departamento de Trânsito do Paraná chegou a explicar que se recusou a aceitar o uso do hábito na foto da CNH por conta à Resolução nº 192/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que no caso, proíbe o uso de qualquer acessório ou vestuário que cubra parte do rosto ou cabeça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então, em resposta ao MPF (Ministério Público Federal), o Tribunal Regional Federal da 4° Região reconheceu o direito das freiras, no entanto a União recorreu, levando o caso ao STF.
COMO TIRAR CNH?
Primeiramente, você precisa ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e ter um RG e um CPF, após isso você vai precisar:
- Escolher uma autoescola
- Fazer exames médicos e de vista
- Curso teórico e técnico
- Exame teórico
- Aulas em um simulador de direção
- Aulas práticas
- E por fim, passar no exame de direção.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]