Nubank emite importante comunicado a todos seus clientes a respeito do PIX e você precisa estar ciente
Como muitos sabem, desde a sua criação no ano de 2020, o Pix se tornou a opção favorita quando falamos em transferências instantâneas de dinheiro. Porém, surgem situações em que, por exemplo, clientes precisem cancelar esse tipo de movimentação.
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Inclusive o Nubank, mais conhecido como roxinho, esclareceu por meio de um comunicado como que esse procedimento funciona e ainda emitiu um alerta a respeito do mesmo que merece toda a atenção hoje (22).
Entendendo como funciona
De acordo com o que foi divulgada no próprio site do Nubank, transferência realizada por meio do Pix pode ser estornada, mas ATENÇÃO, tudo depende da situação em que se encontra a transação.
O cancelamento só é possível se o Pix foi agendado. Em transações imediatas, NÃO É POSSÍVEL realizar o estorno do valor.
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Caso você perceba que há algo errado ao agendar a transação, é possível reverter a operação. Desde que seja feito com pelo menos 24 horas de antecedência em relação à data agendada para a transferência no aplicativo.
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Veja o passo a passo:
- Na página inicial do aplicativo Nubank, clique em “Conta”.
- Em seguida, procure pela opção “Histórico” para localizar a transferência que deseja cancelar.
- Na próxima tela, clique em “Precisa cancelar o agendamento?” e confirme a ação.
Após esse processo, o Pix será cancelado imediatamente. No entanto, é recomendável realizar uma verificação adicional para garantir que o valor tenha sido estornado corretamente.
Essa é a única forma de cancelar uma transferência por Pix diretamente pelo aplicativo do Nubank.
De que outra forma as instituições devolvem o PIX ?
Se você enviou um valor incorreto e o dinheiro já foi depositado na conta da outra pessoa, é recomendado entrar em contato com o beneficiário para solicitar o reembolso.
As instituições bancárias podem devolver o Pix por diversos motivos, incluindo erros operacionais, fraude, falhas no sistema ou transferências realizadas por engano.
Entendendo o MED
Desde novembro de 2021, o Banco Central do Brasil criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é um conjunto de regras e procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.
O MED permite que a instituição financeira com a qual o indivíduo tem conta realize a devolução do valor do Pix. Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação deve devolver os recursos para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente.
O tempo para a devolução do Pix através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode variar dependendo do caso. Segundo o Banco Central do Brasil, o prazo para a devolução do valor do Pix é de até 5 dias úteis a partir da solicitação.
Todavia, o prazo pode ser menor em alguns casos, como em situações de fraude, em que a devolução pode ser realizada de forma mais rápida.
É importante ressaltar que o MED é uma ferramenta criada para facilitar as devoluções em caso de fraudes e aumentar as possibilidades da vítima reaver os recursos.
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