Agora

Agora

Alerta urgente e confirmado hoje (12/09): IPVA está chegando ao fim neste estado e muitos podem comemorar

IPVA (Reprodução/Internet)
IPVA (Reprodução/Internet)

Alerta urgente sobre IPVA que está chegando ao fim em estado

Para aqueles que residem no estado do Mato Grosso precisam ficar atentos com o anúncio emitido pelo Detran-MT nesta terça-feira, referente ao prazo para o pagamento do IPVA 2023 que se encerrou no dia 31 de maio deste ano.

Como todos sabem o IPVA 2023 se encerrou no último dia do mês de maio, com diferentes opções de pagamento aos motoristas mato-grossenses, que tiveram a oportunidade de pagar à vista, com direito ao desconto de 15%, ou parcelar o valor em duas/três vezes com desconto, até mesmo em oito vezes, sem qualquer acréscimo de juros.

Vale ressaltar que o desconto é concedido com base no número de parcelas escolhidos, por exemplo, para pagamento em duas vezes, o desconto é de 10%, enquanto para três parcelas, o desconto é de 5%. Enquanto isso, para o pagamento em oito vezes não há descontos, mas também não há juros.

No entanto, para aqueles que realizaram o pagamento, ficaram em débito com o Detran, podendo resultar em multas e juros, e não conseguirá renovar o licenciamento do veículo, documento obrigatório para circulação. Além disso, caso o cidadão seja parado por uma blitz e estiver com o IPVA atrasado, o carro poderá ser apreendido.

Vale ressaltar que no Mato Grosso, o cálculo do imposto considera a alíquota de 3% e o valor venal dos carros. O valor venal é o preço que o seu carro tem no mercado atualmente, ou seja, quanto ele valeria se fosse vendido hoje. Esse valor é determinado pela tabela FIPE, que é atualizada mensalmente. Então, para calcular o IPVA, basta aplicar a alíquota de 3% sobre esse valor. Entretanto, com o atraso do pagamento, juros e multas podem triplicar o valor imposto.

Veja também

Desse modo, os motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamentos e sempre se planejarem para os próximos IPVAs, evitando de transtornos com as dívidas e multas.

Como realizar o pagamento do imposto?

Para fazer o pagamento do IPVA 2023, seja à vista ou parcelado, você só precisa acessar o site da Sefaz e selecionar a opção “Pague seu IPVA” no banner “IPVA 2023”.

Fim do IPVA para grupo de carros (Imagem Reprodução Internet)
Fim do IPVA para grupo de carros (Imagem Reprodução Internet)
IPVA com desconto até essa data (Foto: Divulgação)
IPVA com desconto até essa data (Foto: Divulgação)
IPVA (Reprodução/Internet)
IPVA (Reprodução/Internet)

🚨 Isabelle agora é ESCORRAÇADA + Rodriguinho CRAVA Davi traído + Susana Vieira DETONA colegas 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.