BOMBA!

Já pode se despedir: Alexandre de Moraes é acionado no STF pra derrubar aplicativo grande como o Instagram

25/05/2024 às 16h13

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes defende a regulamentação das redes sociais (Foto: Reprodução - Montagem - TV Foco)

Ministro Alexandre de Moraes deixa todos em alerta após STF ser acionado para derrubar gigantesco aplicativo no Brasil

O cenário jurídico brasileiro enfrenta mais uma polêmica envolvendo o uso de aplicativos de grande alcance. Desta vez, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) está no centro de uma ação que visa a suspensão do funcionamento de uma plataforma amplamente utilizada como o Instagram.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Alexandre De Moraes (Foto: Reprodução/ Internet)
Alexandre De Moraes (Foto: Reprodução/ Internet)

No dia 24 de maio de 2024, a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a suspensão das atividades do X (antigo Twitter) no Brasil. 

Segundo o Gazeta do Povo, a medida drástica foi tomada após a divulgação dos chamados “Twitter Files”, que segundo a AGU, configuram “vazamento de informações sob custódia da empresa X,relacionadas a procedimentos judiciais em curso na justiça brasileira”.

O aplicativo X é o antigo Twitter (Foto Reprodução/Montagem/TecnoBlog)
O aplicativo X é o antigo Twitter (Foto Reprodução/Montagem/TecnoBlog)

A AGU alega que as informações divulgadas nos “Twitter Files” violam o sigilo das investigações e dos processos em andamento, colocando em risco a segurança nacional e o Estado Democrático de Direito. 

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A AGU também argumenta que o X não está cumprindo as leis brasileiras, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Marco Civil da Internet.

Veja também

Medidas solicitadas

No pedido, a AGU solicita ao STF a suspensão imediata das atividades do X no Brasil, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão. 

A AGU também pede que o X seja obrigado a remover as informações confidenciais que foram divulgadas nos “Twitter Files”.

Twitter Files (Foto: Reprodução - YouTube)
Twitter Files (Foto: Reprodução – YouTube)

O pedido da AGU ainda está em análise pelo STF. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou o sigilo da ação e deu um prazo de 5 dias para o X se manifestar.

Quem é o dono do X, antigo Twitter?

O dono do X, anteriormente conhecido como Twitter, é Elon Musk. Ele adquiriu a plataforma em outubro de 2022 e posteriormente rebatizou a rede social como X em julho de 2023, refletindo sua visão de transformar a plataforma em um aplicativo multifuncional.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

stf
X

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.