Alimentos batem recorde e ficam 13% mais caros com guerra na Ucrânia


Alimentos ficam mais caros em todo o mundoDivulgação/Pixabay

Os preços dos alimentos saltaram 13% em março e atingiram um patamar recorde, de acordo com o índice da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura. As informações são da Bloomberg.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Apesar da guerra na Ucrânia estar pressionando os preços dos alimentos, as altas já acontecem há sete trimestres consecutivos, maior sequência de aumentos desde 2008.

Segundo a FAO, desde meados de 2020 até hoje, a alta nos preços dos alimentos alcança 75%, superando níveis recordes de 2008 e 2011, quanto o mundo passava por crises alimentares.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O que a guerra na Ucrânia fez foi complicar um cenário que já era muito ruim. O país é um dos maiores exportadores mundiais de trigo e óleo de girassol e, por isso, os portos fechados impactam a economia global. Além disso, as sanções aplicadas à Rússia fazem os preços dos fertilizantes e combustíveis dispararem, impactando também os alimentos.

De acordo com uma previsão do Centro para o Desenvolvimento Global, essas altas podem levar mais de 40 milhões de pessoas à extrema pobreza. O aumento no preço dos alimentos impacta, sobretudo, os países mais pobres. A ONU alerta que os valores devem subir ainda mais nos próximos meses.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA