Novelas Tempo de Amar

Ambientada nos anos 20, Tempo de Amar fará referência à novela de 1990 na Globo

No ar em Tempo de Amar, Tony Ramos formaram par romântico na novela Rainha da Sucata. (Foto: Reprodução/TV Globo)
No ar em Tempo de Amar, Tony Ramos formaram par romântico na novela Rainha da Sucata. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das características que marcam o formato das novelas é a sua linguagem fantasiosa, em que, para mover a trama adiante, o autor abusa da licença poética e cria situações quase absurdas e irreais. Até pouco tempo atrás, esse era um fator bastante notável em produções do gênero, até mesmo nos folhetins que apostavam em tramas mais “pés no chão”.

Já nos últimos anos, a maioria das produções da Globo vêm prezando por abordagens mais realistas, algumas delas até baseadas em fatos históricos, como é comum na faixa das 18h. Mas ora ou outra, a velha linguagem irreal volta a dar às caras na telinha. E desta vez, a situação ocorre justamente com um folhetim das 18h que retrata alguns eventos históricos: Tempo de Amar.

+ Após ser afastada de novela, Márcia Prates retoma parceria de sucesso com autor na Globo

Segundo informações do site do jornalista Daniel Castro, o autor Alcides Nogueira resolveu “abusar” da licença poética para fazer uma “viagem ao futuro” e homenagear Rainha da Sucata, novela exibida pela Globo em 1990.

Em uma conversa com Gilberte (Maria Eduarda de Carvalho), Madame Lucerne (Regina Duarte) falará sobre José Augusto (Tony Ramos), e dirá que ele lembra Eduardo Figueroa, personagem também vivido por Tony Ramos em Rainha da Sucata, e par romântico de Regina, que interpretou a protagonista Maria do Carmo. “Fiquei até com calores no corpo… Fez-me lembrar de um rapaz por quem tive uma paixão explosiva, Eduardo Figueroa”, dirá a personagem, também mencionando a vilã da trama de 1990, Laurinha Figueroa, interpretada por Gloria Menezes: “[José Augusto era] Enteado de uma jararaca, Laurinha Figueroa… Ah! Velhas lembranças que José Augusto despertou”.

Com essa homenagem, Tempo de Amar “viajará” cerca de 70 anos no tempo, uma vez que a trama é ambientada no final da década de 1920. A cena está prevista para ir ao ar no capítulo do próximo sábado (20).

Regina Duarte e Tony Ramos em Tempo de Amar. (Foto: Divulgação/GShow/Paulo Belote)
Regina Duarte e Tony Ramos em Tempo de Amar. (Foto: Divulgação/GShow/Paulo Belote)

Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.