LEI DO INSS

“Regra geral”: A nova lei do INSS com mudança colossal na idade mínima confirmada por Ana Paula Araújo no JN


Ana Paula Araújo fala de aposentadoria do INSS no Jornal Nacional (Foto: Divulgação)

Durante edição do Jornal Nacional, Ana Paula Araújo surpreendeu com lei do INSS

Substituindo Renata Vasconcellos em uma edição especial do Jornal Nacional da Globo, Ana Paula Araújo pegou futuros segurados do INSS de surpresa sobre nova idade mínima para aposentadoria.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Quem acompanhou a reforma da previdência de 2019 sabe que algumas coisas mudaram e uma delas foi a idade mínima para se aposentar. Ela ficou maior para homens e mulheres.

E na edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 11 de dezembro de 2023, Ana Paula Araújo comentou sobre o que mudava no INSS para 2024: “As exigências para a aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas com a chegada de 2024”. Em seguida, a jornalista Cláudia Bomtempo trouxe os detalhes.

Ana Paula Araújo no JN (Foto: Reprodução/ Internet)
Ana Paula Araújo no JN (Foto: Reprodução/ Internet)

Ela abriu já falando sobre a idade mínima: “A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, e homens com 65 anos e 20 de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma de 2019, o governo criou regras de transição. De acordo com elas, as exigências vão aumentando”.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Então, a jornalista expôs o que mudava para 2024: “A partir de 2024, a idade mínima para pedir aposentadoria para esses casos sobe em seis meses. No caso das mulheres, vai para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, 63 anos e 6 meses. O tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para homens”.

Veja também

Instituto Nacional de Seguro Social (Foto: Reprodução Internet)
Instituto Nacional de Seguro Social (Foto: Reprodução Internet)

Por fim, Cláudia Bomtempo encerrou comentando que a ideia do governo é que as pessoas contribuam mais antes de se aposentar. Essa foi a maneira encontrada para tentar diminuir a diferença entre o que entra de contribuições e o que sai de pagamentos.

QUEM PODE SE APOSENTAR EM 2024?

Conforme informações do Senado Federal, poderá se aposentar quem comprovar mais tempo de contribuição e ter uma idade maior do que em anos anteriores. Ou seja, a soma do tempo de contribuição com a idade precisa ser mais alta. Para os homens são 101 pontos e para as mulheres, 91.

Aposentadoria é algo desejado por todos os brasileiros (Reprodução: Internet)
Aposentadoria é algo desejado por todos os brasileiros (Reprodução: Internet)

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br