Atenção
Nova idade mínima: Ana Paula Araújo paralisa Globo com decreto do INSS em aposentadorias
12/09/2024 às 9h30
Ana Paula Araújo estava no comando do Jornal Nacional, quando anunciou mudanças do INSS na aposentadoria. As exigências ficaram ainda maiores para o ano de 2024
O momento da aposentadoria é um dos mais aguardados por todos os brasileiros, mas está ficando cada vez mais difícil. Ana Paula Araújo trouxe à tona o decreto do INSS com a nova idade mínima neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa atende mais de 39 milhões de pessoas, mas ainda tem muitas outras que almejam alcançá-lo ainda neste ano. Porém, precisam ficar atentos em todas as mudanças nos regulamentos, para que não tenha surpresas negativas.
Durante uma edição do Jornal Nacional, em dezembro de 2023, Ana Paula Araújo estava no comando do programa, quando alertou sobre as mudanças da aposentadoria do INSS. Isso porque a cada ano que passa aumenta um pouco mais a exigência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As exigências para a aposentadoria do INSS vão ficar mais rígidas com a chegada de 2024”, destacou a jornalista. Em seguida, entrou uma reportagem feita pela Globo, para que todos estivessem cientes das alterações, válidas desde janeiro.
“Para quem começou a contribuir antes da Reforma de 2019, o governo criou regras de transição, de acordo com elas, as exigências vão aumentando. A partir de 2024, a idade mínima para pedir a aposentadoria, nestes casos, sobe em 6 meses”, explicou a repórter Cláudia Bomtempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, neste ano, as mulheres precisam atingir ao menos 62 anos e 6 meses de idade, com 30 anos de contribuição. Já no caso dos homens, é de 63 anos e 6 meses de idade, com 35 de contribuição.
Outra mudança explicada por Cláudia Bomtempo, é a questão da aposentadoria por pontos. Nela soma-se a idade com o tempo de contribuição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim dos R$ 1.412: INSS emite alerta URGENTE e atinge pagamento dos aposentados
● Aposentadoria em 24 horas: 4 passos para acelerar pagamento do INSS
● 5 passos pra garantir aposentadoria do INSS na casa dos 50 anos e ganhando R$ 7 mil
“A regra dos pontos também avança, a soma da idade, com a contribuição, vem aumentando a cada ano. A pontuação mínima para pedir aposentadoria, em 2024, será de 101 pontos aos homens e 91 para as mulheres”, revelou a repórter.
Ainda haverá aumento da idade mínima nos próximos anos
A Reforma da Previdência de 2019 estabeleceu a idade mínima de aposentadoria em 65 anos para os homens, com ao menos 20 de contribuição e 62 para as mulheres, com 15 anos de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, aqueles que começaram a contribuir antes de 2019, atingiram essa meta, mas com a idade subindo ano após ano. Dessa maneira, em 2025, a idade mínima para os homens, neste caso, será de 64 anos e das mulheres de 59.
Quando começa o pagamento do INSS em setembro?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de setembro ele terá início a partir do dia 24, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
🚨 Record faz milagre no horário nobre + Raquel Brito se pronuncia + Desfecho de Sandra na Globo
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: