Garantidos

“Vai liberar”: Ana Paula Araújo confirma NOVO decreto do INSS no BDBR e confirma 3 benefícios garantidos


Ana Paula Araújo e INSS (Reprodução - Internet)

Ana Paula Araújo entrega a melhor notícia no Bom Dia Brasil e confirma três benefícios aos aposentados

Há pouco mais de um mês, Ana Paula Araújo entregou, ao vivo no Bom Dia Brasil, uma notícia que vai beneficiar os futuros aposentados do INSS.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que a perícia para a concessão da aposentadoria pode ter dado uma singela facilitada, a fim de conseguir também diminuir os quilômetros de filas que o INSS tem.

Segundo a jornalista da Globo,  Ministério da Previdência Social vai permitir que a perícia médica seja feita por telemedicina,ou seja, de maneira online, para a concessão de benefícios previdenciários. São eles:

  • aposentadoria por incapacidade permanente: benefício pago a quem estiver incapaz de exercer qualquer atividade de trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função;
  • auxílio por incapacidade temporária: antes, era chamado de auxílio-doença, é pago para quem estiver incapacitado para trabalhar por mais de quinze dias por conta de doença ou acidente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência: é o pagamento de um salário mínimo por mês para pessoas com deficiência de qualquer idade;

A avaliação médica é etapa necessária à concessão desse três benefícios. Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, 880.519 perícias médicas presenciais estavam agendadas até janeiro deste ano.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Essa é mais uma ação do governo para tentar reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde outubro do ano passado, o benefício por incapacidade temporária pode ser concedido por meio da análise documental do atestado médico, no lugar da perícia presencial.

Veja também

Em nota, o ministério explicou que a ideia agora é priorizar o uso da telemedicina em locais com ausência de peritos ou com elevado tempo de espera para realização da perícia.

A Secretaria de Regime Geral de Previdência Social vai definir quais unidades de atendimento se encaixam nesse critério e poderão usar o recurso da telemedicina. Além disso, o governo vai propor, por meio de portaria, uma lista de cidades em que o atendimento online será permanente.

Segundo a Previdência, o uso da telemedicina será testado, em caráter experimental, na região Nordeste na próxima semana, em agências que não possuem perito médico.

O objetivo da pasta é realizar 50 mil perícias online por mês até o final do semestre.

COMO VER SE EU TENHO BENEFÍCIO DO INSS?

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br