“Falência”: O anúncio de Ana Paula ao paralisar BDBR, na Globo, e confirmar FIM de empresa rival da GOL

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/09/2024 18:16

4 min

Ana Paula - Falência de Rival da Globo
Ana Paula - Falência de Rival da Globo
Continua depois da publicidade

Todos que estavam ligadas na Globo durante o Bom dia Brasil foram pegos de surpresa com a paralisação do programa para Ana Paula informar a falência de grande rival da Gol

A apresentadora Ana Paula chocou o público ao anunciar a paralisação do programa BDBR, exibido na Globo, e confirmar a falência de uma empresa rival da GOL, uma das maiores companhias aéreas.

Continua depois da publicidade

A notícia pegou muitos de surpresa e levanta questões sobre a instabilidade no setor, enquanto a crise financeira global continua a afetar grandes corporações.

Durante edição do Bom Dia Brasil, todos foram pegos de surpresa quando Ana Paula declarou que " operadora de turismo britânica Thomas Cook declara falência".

Continua depois da publicidade
Ana Paula Araújo confirmou notícia importante sobre falência de rival da Gol (Foto: Reprodução/ Internet)
Ana Paula Araújo confirmou notícia importante sobre falência de rival da Gol (Foto: Reprodução/ Internet)

"Com isso, cerca de 600 mil clientes da companhia britânica Thomas Cook estão presos no exterior." Disse logo em seguida.

A histórica operadora de turismo britânica Thomas Cook, fundada em 1841, declarou falência em 23 de setembro de 2019, após 178 anos de operação.

Continua depois da publicidade

Segundo o G1 , a empresa, que era pioneira em pacotes de viagem de férias familiares na Europa, América, África e Oriente Médio, enfrentava uma crise financeira severa, com uma dívida de aproximadamente US$ 2,1 bilhões.

Leia também

A falência da Thomas Cook resultou em uma operação de repatriação sem precedentes, afetando cerca de 600 mil clientes em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Thomas Cook

A falência da Thomas Cook foi precipitada por uma série de fatores, incluindo a concorrência intensa de sites de viagens online e as incertezas econômicas causadas pelo Brexit.

A empresa tentou negociar uma injeção de capital de 200 milhões de libras (cerca de US$ 250 milhões) durante o fim de semana anterior ao colapso, mas as negociações com credores, acionistas e o governo fracassaram.

Continua depois da publicidade

Como resultado, a Thomas Cook encerrou suas operações, deixando 22 mil funcionários em todo o mundo com seus empregos ameaçados, sendo 9 mil deles no Reino Unido.

A falência da Thomas Cook desencadeou a maior operação de repatriação em tempos de paz na história do Reino Unido, denominada "Operação Matterhorn".

Esta operação envolveu o retorno de 150 mil turistas britânicos que estavam de férias em vários países, incluindo Espanha, Grécia, Turquia, Egito, Suécia e Chipre.

A Autoridade Britânica de Aviação Civil (CAA) fretou 40 aviões e planejou 1.000 voos para trazer os turistas de volta para casa.

Turistas pegos desprevenidos

Além dos turistas britânicos, a falência da Thomas Cook afetou outros 450 mil turistas de diferentes nacionalidades que estavam em viagem com a operadora.

De acordo com o G1, entre os países mais impactados estavam Alemanha, França, Holanda e Bélgica. As autoridades desses países também tiveram que organizar operações de repatriação para trazer seus cidadãos de volta para casa.

A Thomas Cook administrava uma vasta rede de hotéis, resorts e companhias aéreas, transportando 19 milhões de pessoas por ano para 16 países.

A empresa operava uma frota de mais de 100 aviões e era responsável por vender três milhões de pacotes de férias por ano.

A falência da Thomas Cook deixou um vazio significativo no mercado de turismo global, afetando não apenas os clientes, mas também os parceiros comerciais e fornecedores da empresa.

A crise financeira da Thomas Cook foi exacerbada por eventos externos, como a tentativa de golpe na Turquia, um de seus principais destinos, e a onda de calor de 2018 na Europa, que fez com que muitos clientes evitassem viagens ao exterior.

Além disso, a empresa falhou em modernizar sua abordagem em um mercado de turismo cada vez mais digital e competitivo, conforme destacado por Deirdre Hutton, presidente da CAA.

Algum avião da Gol já caiu?

Sim, houve um acidente envolvendo um avião da Gol. O voo Gol 1907, um Boeing 737-800, colidiu com um jato executivo Embraer Legacy 600 em 29 de setembro de 2006, sobre a Amazônia.

Infelizmente, de acordo com o G1, todos os 154 passageiros e tripulantes a bordo do voo da Gol perderam a vida.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu