Preocupante: Ana Paula Araújo emite comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e expõe atual situação
A jornalista e apresentadora do Bom dia Brasil, Ana Paula Araújo, comunicou através do telejornal da Globo um importante comunicado sobre a aplicação de uma nova lei da Anvisa que impactará a todos.
A nova medida, que se aplica a todos os produtos fabricados a partir de outubro do ano passado, traz uma série de mudanças nas informações dos rótulos, visando promover uma escolha mais saudável por parte dos consumidores.
As novas regulamentações foram aprovadas e publicadas há três anos, e o prazo para a adequação da maioria dos produtos venceu na segunda-feira (9).
A partir de terça-feira (10), todos os produtos que contenham alto teor de sal, gordura saturada e açúcar adicionado devem destacar essas informações nos rótulos.

Essa exigência visa fornecer aos consumidores a oportunidade de identificar produtos que podem afetar sua saúde e, assim, fazer escolhas mais informadas, ajudando principalmente consumidores com problemas de saúde, alérgicos ou com alguma restrição alimentar.
Veja também

Fechamento de agências, demissões e fúria de bancários: 3 fatos decisivos do Itaú e bomba aos clientes

Valor MAIOR, pagamento antecipado e benefício turbinado: 3 vitórias chegam do Bolsa Família antes de 2024

R$ 1 bi em dívidas, 28 despejos e chutada de shopping do RJ: Marca amada das praças de alimentação beira o fim
Junto a Haroldo, a jornalista também destacou a preocupação com o atraso das empresas na implementação dos novos requisitos. Segundo a Universidade de São Paulo em parceria com o Idec, até setembro, apenas 30% dos produtos sujeitos à nova regulamentação estavam em conformidade.

As novas regras estipulam que as informações sobre a quantidade elevada de açúcar, gordura ou sódio devem estar claramente visíveis na parte frontal da embalagem, permitindo que os consumidores façam escolhas mais conscientes.
“A gente vê muita mais publicidade do que a informação nutricional de fato. Muitos alimentos infantis trazem as alegações de que tem vitaminas, tem minerais, fazem a criança crescer, por exemplo. E a gente vai ver a lupa, e ele é alto em algum nutriente crítico ali, que tem prejuízos para a saúde”, disse a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Laís Amaral, segundo o G1.
Pequenos produtores têm até outubro de 2024 para se adequar às novas normas, enquanto fabricantes de bebidas em embalagens retornáveis contam com um prazo mais estendido, até outubro de 2025, para implementar as mudanças necessárias.
Para que serve a Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma agência reguladora no Brasil responsável por fiscalizar e regular produtos e serviços relacionados à saúde, garantindo a segurança e eficácia de medicamentos, alimentos, produtos químicos, cosméticos, entre outros, visando proteger a saúde da população.
🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona