Colunas Ligado na TV Opinião

ANÁLISE | Memes das coleguinhas e erros em faixa etária e votação marcaram The Voice Kids

Eduarda Brasil, Mariah Yohana, Neto Junqueira e Talita Cipriano disputam a grande final (Foto: Divulgação/Globo)
Eduarda Brasil, Mariah Yohana, Neto Junqueira e Talita Cipriano disputam a grande final (Foto: Divulgação/Globo)

A terceira temporada do The Voice Kids chega ao fim neste domingo (8) e, entre outras coisas, destacaram-se a mudança radical no quadro fixo de jurados, que culminou com memes das novatas em redes sociais; a repercussão ampliada da diferença de idade definida por regra, e um erro inédito na votação da semifinal que colocou quatro participantes, apesar de três times, na disputa do grande prêmio.

A principal novidade da terceira edição do reality, apresentado por André Marques e dirigido por Flavio Goldemberg, tratou-se das substituições no time de jurados-técnicos. Após contar com Ivete Sangalo (passou a integrar o elenco do The Voice Brasil) e Victor & Léo (saíram em virtude da polêmica de Victor Chaves com sua esposa) em suas duas primeiras temporadas, o The Voice Kids 3 teve a presença de Claudia Leitte e Simone & Simaria.

Conforme pautado por esta coluna em 04/02, a dinâmica da atração ganhou com a vitalidade das coleguinhas e a rixa divertida entre as três cantoras durante o programa. Nesse sentido, a participação de Simone & Simaria não pode ser engessada, como sugerem alguns especialistas em televisão, uma vez que fugiria de sua essência. Todavia, a extravagância postural da dupla precisa ser mais comedida em edições futuras.

Ademais, a participação das coleguinhas causou verdadeiro furor nas redes sociais, renovando com intensidade o estoque de memes dos internautas e colaborando com a repercussão da atração, fato que ajuda uma possível decisão da Globo em mantê-las.

Memes de Simone & Simaria bombaram ao longo das fases do reality musical (Foto: Divulgação/Globo)
Memes de Simone & Simaria bombaram ao longo das fases do reality musical (Foto: Divulgação/Globo)

Outro fato importante que merece destaque diz respeito à polêmica faixa etária da atração musical. Desde a edição de estreia, a idade dos participantes da versão kids compreende de 9 a 15 anos. No entanto, só a partir das últimas edições e com maior evidência nesta notou-se que se trata de uma faixa etária injusta. Não se pode deixar competir crianças de 9 anos, com potencial vocal de criança, com adolescentes de 15 anos, com voz e características mais condizentes à versão adulta.

A respeito dessa questão, alguns chegaram a afirmar que por se tratar de contrato da emissora com a detentora do formato, a holandesa Endemol, não se podia alterar regras, como exemplo a idade dos inscritos. Nesse prisma, seria um erro da emissora ou um impedimento de contrato? Cabe ressaltar, então, que a Globo alterou a faixa etária da versão adulta do reality em 2014, passando de ≥ 18 anos para ≥ 16 anos. Procurada, a emissora não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta coluna.

Próxima de seu desfecho, a terceira temporada ainda “espantou” o público com um erro inédito na votação. “Numa análise mais detalhada sobre as casas decimais da apuração dos votos [da semifinal], notou-se que, sem o arredondamento, Mariah Yohana teria permanecido na competição, com uma pequena vantagem de 45,05% dos votos, contra 44,82% de Talita Cipriano”, informou a emissora logo após a exibição da semifinal, na qual Mariah havia sido eliminada. Com isso, a decisão fez com que o time Brown contasse com duas participantes na Final, uma vez que Mariah permaneceu na competição ao lado de Talita e dos demais finalistas.

+ Ligado na TV: Estratégia equivocada do SBT acaba desvalorizando seus artistas

Por fim, vale destacar que, além da melhoria com a mudança de jurados-técnicos, a terceira temporada subiu vários degraus em qualidade vocal de seus participantes, o mais importante. Apesar de algumas eliminações injustas, como de praxe, à final chegaram vozes potentes, as quais representam com louvor os talentos revelados ao longo das fases do programa, com destaque para a aposta de Simone & Simaria, a paraibana Eduarda Brasil. No mais, espera-se que algo sobre a idade seja considerado pela Globo, a fim de que as próximas edições possam entregar ao público uma competição mais justa.

Twitter: @Ligado_na_TV  @JuniorDanyllo
Contato: danyllo@otvfoco.com.br

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Grazi Massafera fala de fracasso de personagem e novela tem reviravolta!
SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

PUBLICIDADE

Comentários recentes