Nova lei foi anunciada durante o noticiário da Globo e terá impacto para vários brasileiros
Uma lei sancionada por Lula foi anunciada no Jornal Nacional, ao vivo, nesta terça-feira, dia 14. Agora, milhões de pessoas serão beneficiadas pela atual decisão.
William Bonner está de férias do noticiário. O anúncio foi feito por Heraldo Pereira, que assumiu temporariamente o lugar dele ao lado da âncora Renata Vasconcellos.
De acordo com o jornalista, Lula sancionou o projeto que fez a primeira revisão da Lei de Cotas. O Congresso Nacional manteve a regra, criada em 2012, que reserva metade das vagas em universidades e instituições federais para alguns grupos.
Dentre eles, estão alunos de escolas públicas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Agora, com a nova lei, os estudantes quilombolas também serão incluídos nas cotas, o que vai dar oportunidades para vários futuros alunos.

Ainda segundo as mudanças anunciadas no Jornal Nacional, os cotistas vão primeiro concorrer às vagas gerais, destinadas a todos os estudantes. Caso não consigam ser chamados, usam as notas que tiraram nas provas para disputar as vagas previstas nas cotas.
Veja também

Mais de 1 mil na conta: Novo decreto oficializa abono natalino à nova lista de brasileiros nos próximos dias

Baratas, gritaria e nojeira: 4 restaurantes, amados por você, lacrados às pressas pela Anvisa

Fim de 4 dívidas a idosos, pagamento de R$1 mil e passaporte de graça: 3 novas leis chegam como VITÓRIA
Além disso, houve uma alteração na renda familiar de quem têm direito à reserva de vagas pelo critério socioeconômico. Agora, a quantia per capita passou de até de um salário mínimo e meio para apenas um salário mínimo, revelou Heraldo Pereira na Globo.
Essa revisão da lei também amplia a política de cotas para a pós-graduação. No entanto, as universidades é que vão decidir sobre o número de vagas.

Qual o objetivo das cotas?
A ideia é dar mais igualdade e acesso digno em oportunidades. O projeto surgiu para reduzir a exclusão social frente ao legado dos 300 anos de escravidão, segundo o próprio Governo Federal.
🚨 Estrela nas tardes do SBT + Ana Hickmann pode ter contas bloqueadas + Família Record tem barraco