Clientes das operadoras como Claro, Vivo e Tim precisam saber sobre nova medida que poderá impactar
A Claro, Vivo e TIM, operadoras que atuam no mercado brasileiro, estariam planejando acabar com a oferta de planos de internet móvel, o que pode acabar impactando até mesmo o WhatsApp.
Agora, as operadoras ainda permitem o acesso ilimitado de alguns aplicativos sem afetar o consumo da franquia de dados móveis, mas isso pode estar perto de chegar ao fim:
“Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco”, afirmou o presidente da Claro, José Félix, em entrevista recente. Essa prática, entretanto, tende a ser revista, segundo o executivo. “Não há nada que não possa ser consertado”.

Essa estratégia é conhecida como “zero rating” e consiste em não cobrar pelo tráfego de dados para determinados serviços, permitindo o acesso à redes sociais, mensageiros, além de plataformas de áudio e de vídeo sem descontar do valor que o cliente contratou.
O grande problema é que o consumo de dados aumentou bastante nos últimos anos e tende a ser ampliado conforme o 5G se expande pelo país. Aplicativos como YouTube, WhatsApp, Netflix e Amazon estão entre os que mais consomem dados de internet.
Veja também

“A Caixa tá pagando um adicional”: A paralisação de jornal da Globo com grana extra liberada ao Bolsa Família

Cuidados com a barba que você deve ter: Cinco dicas para mantê-la bonita, limpa e saudável

Do topo do mercado à inutilizáveis: A extinção de mais de 10 celulares da Samsung após anos no Brasil

A medida parece que já está bem perto de entrar em vigor, já que a Vivo informou ao Estadão que está em um processo gradativo de corte da política comercial de zero rating. Já a TIM disse que esse é um tema que está sob avaliação. A Claro também estuda ações nesse mesmo sentido, ou seja, todas as operadoras já informaram o desejo de acabar com o serviço.
Aliás, caso a medida seja aprovada, o aplicativo mais afetado será o Whatsapp, que não é cobrado em vários planos dessas operadoras.
Como o serviço é ofertado atualmente?
Vale citar que a Vivo oferece o WhatsApp e o Waze sem descontar da franquia em algumas opções de planos pré e pós-pagos. A TIM libera o mensageiro da Meta e o Deezer em alguns casos, por outro lado, a Claro disponibiliza o WhatsApp, Instagram, Waze, Facebook e TikTok
🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona