PROIBIDO

Tão fatal como fenol: Anvisa acaba de baixar proibição urgente de produto que mulheres amam usar no rosto

04/07/2024 às 12h18

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Anvisa barra produto após desfecho sobre o fenol (Foto: Divulgação)

Pouco tempo depois de baixar decisão contra o uso de fenol para a prática rejuvenescimento da pele, a Anvisa pegou a todos de surpresa ao barrar outro produto tão perigoso quanto

No dia 25 de junho de 2024, a Anvisa, através de seu portal oficial, confirmou a proibição do uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estético. Pessoas estavam usando o produto químico para fazer o peeling fenol fora do que o órgão permite.

No mês passado, o caso de um homem que morreu após realizar um procedimento de peeling fenol, fez a Anvisa barrar o uso do produto para essa finalidade, tendo em vista os grandes riscos que ele pode ofertar a saúde de quem usa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Anvisa usou seu portal para destacar que a medida é temporária: “A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”. Vale destacar que era um procedimento permitido para o tratamento de envelhecimento facial severo.

Agora, um outro produto popular entre as mulheres que gostam de intervenções estéticas, também é barrado. De acordo com informações do site CBN Brasília, a substância PMMA, é permitido pela Anvisa apenas em casos de deformidades corporais causadas por doenças graves.

Continua após o Veja Também

Veja também

Contudo, uma influencer, chamada Aline Maria Ferreira da Silva, de 33 anos, fez um procedimento de aumento dos glúteos utilizando a substância PMMA e acabou morrendo. Isso fez com que a Anvisa voltasse a destacar que esse produto é perigoso e só deve ser usado para o caso citado acima, que é o tratamento de doenças graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A morte da influencer foi divulgada nessa última quarta-feira (03/07). Vale destacar que em seu site oficial, a Anvisa deixa bem claro para qual finalidade é cada substância. E o PMMA (polimetilmetacrilato) é um componente plástico com diversas utilizações na área de saúde e em outros setores produtivos, mas, o estético não deveria ser um deles, tendo em vista que ele pode ser fatal, como o caso da influencer que faleceu.

Logo, PMMA, fenol, são produtos que a Anvisa indica apenas para ser usado na indústria ou de forma responsável pelos setores de saúde. Com a proibição, profissionais que insistirem em utilizar o produto estão sujeitos a punição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE É O PEELING FENOL?

Esse famoso procedimento consiste na aplicação de um ácido sobre a pele, que é capaz de penetrar em camadas mais profundas da pele. Por causar o rejuvenescimento celular, ele é indicado para o rejuvenescimento facial, suavizar rugas ou linhas de expressão.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Anvisa
Destaque
fenol
produto
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.