COMO ASSIM?!
Ovos de chocolate podres e 2k no lixo: Denúncia aciona a ANVISA e abala páscoa no RS em 2025
16/04/2025 às 11h08

Grave denúncia semanas antes da Páscoa escancara venda de ovos de chocolate vencidos no litoral gaúcho e aciona ANVISA
Uma denúncia registrada, semanas antes da Páscoa, expôs um esquema alarmante no comércio de chocolates no Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque uma ação, que envolveu a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, revelou que um mercado de Cidreira, no Litoral Norte, comercializava Ovos de Páscoa podres, uma vez que já estavam vencidos desde 2023.
O que acabou abalando a Páscoa e a confiança dos consumidores e colocando em xeque a segurança alimentar da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dos fatos, a partir de informações obtidas através do portal G1, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco elenca abaixo todas as irregularidades encontradas e o motivo dessa descoberta ser tão grave.

Prisão:
No dia 2 de abril, agentes flagraram 24 ovos de Páscoa com etiquetas de validade adulteradas no mercado localizado no Centro de Cidreira:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- O dono do estabelecimento, um empresário de 44 anos, foi preso em flagrante no momento da apreensão.
- Porém, logo na manhã seguinte, quinta-feira (3), a Justiça concedeu liberdade ao comerciante, que responderá ao processo em liberdade.
- A identidade do suspeito permanece sob sigilo judicial.

A investigação começou após uma movimentação atípica da fabricante dos chocolates, cuja sede fica em Encantado, na Região dos Vales.
Inclusive, a própria empresa desconfiou do golpe ao adquirir um dos ovos em circulação no mercado investigado e identificar uma etiqueta irregular de validade, algo que contraria completamente o padrão da indústria, que imprime a data diretamente na embalagem do produto, conforme explicou o delegado Antônio Carlos Ractz Júnior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais de 2 mil produtos no lixo:
Durante a operação, os agentes encontraram muito mais do que ovos vencidos.
Isso porque a Polícia Civil identificou mais de 2.200 produtos, entre alimentos e itens de higiene, fora dos padrões sanitários exigidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As irregularidades incluíam:
- Prazos de validade expirados;
- Etiquetas removidas ou alteradas;
- Produtos sem qualquer registro;
- Mercadorias em desacordo com as normas da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária confirmou que descartou devidamente todos os produtos apreendidos e iniciou a destruição do material no dia 3 de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como as autoridades não divulgaram o nome do estabelecimento nem dos envolvidos, o caso seguiu sem manifestações conhecidas sobre o ocorrido e, até o momento, permanece impossível verificar a situação atual da empresa.
Quais são os riscos de se consumir chocolates vencidos?
O consumo de chocolates vencidos representa um sério risco à saúde. Até porque, como qualquer outro produto, a ingestão de alimentos fora da validade pode provocar desde reações gastrointestinais graves até infecções bacterianas.
Em suma, de acordo com o Necroespecta, quando umchocolate expira, principalmente se armazenado em condições inadequadas, ele se torna um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos que podem causar intoxicações severas, principalmente em crianças e idosos.
Inclusive, em uma matéria anterior, mencionamos um caso de larvas em um chocolate pelo mesmo motivo, conforme podem ver aqui*.
A Vigilância Sanitária, por sua vez, reforça a importância de checar sempre a validade e a procedência dos produtos.
Conclusão:
Em suma, uma denúncia mostrou que fiscalização e denúncia são aliados indispensáveis contra fraudes alimentares.
A Páscoa gaúcha começou sob o impacto do escândalo e com prejuízo para a confiança dos consumidores.
Vender alimentos vencidos é crime e ameaça diretamente a saúde pública. Mas, para saber mais sobre outros casos e até decretos da ANVISA, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.