Agora

Agora

“A Anvisa proibiu”: A suspensão urgente anunciada por Renata, no JN, contra produto que pode te deixar CEGO

Renata Vasconcellos no Jornal nacional da Globo e Anvisa (Reprodução - Internet)
Renata Vasconcellos no Jornal nacional da Globo e Anvisa (Reprodução – Internet)

Renata Vasconcellos paralisa o JN na Globo com a notícia urgente sobre a proibição de produto muito usado, pela Anvisa

No início de fevereiro deste ano, a Renata Vasconcellos paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma proibição urgente feita pela Anvisa a produto muito usado pelas pessoas.

O que acontece é que a Anvisa precisou agir de forma rápida e urgente após denúncias de que o produto estava causando cegueira nas pessoas, mais especificamente, as mulheres.

Segundo Renata Vasconcellos“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu hoje a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos”.

Na reportagem, o Jornal Nacional entrevistou Jaqueline, que fez o uso da pomada para seus cabelos e o produto acabou escorrendo para o olho.

A vítima diz que a dor era tão insuportável que chegou a doer até o próprio corpo, e no mesmo momento teve que correr de forma urgente para o hospital.

Veja também

O produto ficou fixo na córnea do olho, o tratamento feito com colírio antibiótico demorou 20 dias para conseguir surtir efeito e ela voltar a enxergar.

“Eu estava em uma reunião em Brasília e, na pressa, eu precisei colocar a pomada para arrumar um pouco o cabelo. Arrumei aqui na frente e choveu. Provavelmente, eu devo ter posto, tocado no produto, e colocado no olho direito. Foi realmente desesperador, muita dor. É difícil até para andar”, relembra.

O QUE FEZ A AGÊNCIA?

Com o relato de tantos casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, nesta sexta, de forma preventiva, que todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida e que, mesmo produtos comprados anteriormente e guardados em casa ou em salões de beleza, não devem ser utilizados neste momento.

Segundo a Anvisa, os principais sintomas são:

  • perda temporária da visão
  • forte ardência nos olhos
  • lacrimejamento intenso
  • coceira
  • vermelhidão
  • inchaço ocular
  • dor de cabeça

Leonardo Leitão, gerente de cosmetovigilância da Anvisa, disse que, no início, foram registrados apenas três casos, mas que, com a explosão no número de ocorrências no Rio e em Pernambuco, a proibição da venda foi necessária.

Atualmente algumas marcas conseguiram voltar a serem vendidas, com a especificação de que apenas profissionais e com o necessário equipamento podem manusear.