CONFIRA

Bactéria mortal: Anvisa decreta retirada de 5 marcas de leite dos mercados devido contaminação

08/06/2024 às 11h10

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa fez proibição contra 5 marcas de leite (Foto: Reprodução/ Internet)

5 marcas de leite famosas precisaram ser arrancadas dos mercados pela Anvisa após identificada contaminação com bactéria mortal

O leite e todas as fórmulas derivadas são muito importantes para a saúde humana, isso visto todos os benefícios proporcionados pela bebida. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela segurança alimentar no Brasil, em 2022 precisou decretar a retirada às pressas de 5 marcas de leite dos mercados.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale destacar que, não se trata de marcas de leite em si, mas, sim, fórmulas infantis que em sua composição possui o leite. Sendo assim, a Anvisa, ao saber da contaminação dos produtos, precisou decretar a proibição de suas vendas. Levando em conta um trágico incidente que resultou 4 hospitalizações de bebês com menos de 6 meses e um óbito.

Conforme informações do jornal ‘O Globo’, a Anvisa mandou retirar dos supermercados as seguintes marcas de produtos infantis em pó:

  • Human Milk Fortifier;
  • Similac PM 60/40;
  • Similac;
  • Alimentum;
  • EleCare, da empresa Abbott Nutrition.
Anvisa arranca 5 marcas de leite dos mercados (Reprodução: Internet)
Anvisa arranca 5 marcas de leite dos mercados (Reprodução: Internet)

Fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos, a medida da Anvisa se deu com início de investigações na fábrica, fazendo parte de um alerta internacional após os casos com os bebês. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, foi o órgão que investigou o caso em solo norte-americano.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Segundo o ‘G1’, a Anvisa informa que, os lotes em questão começavam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior. Dessa forma, embora não tenha sido identificada contaminação nos produtos no Brasil, todos foram proibidos de forma preventiva.

Veja também

Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)
Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)

Mais sobre o assunto

Em sua investigação, a FDA, destaca que três dos bebês internados apresentaram infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella Newport. Durante a inspeção da fábrica em Sturgis, foram encontrados resultados positivos pelas bactérias nocivas em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Por isso, os produtos foram retirados de circulação.

Ainda vale dizer que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, pronunciamentos ou qualquer manifestações vinda da empresa responsável a respeito do ocorrido, entretanto, mesmo após alguns anos, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

A FDA (Foto: Divulgação)
A FDA (Foto: Divulgação)

Situação atual das marcas de leite

Atualmente, em 2024, os consumidores podem encontrar e usar produtos tranquilamente, visto que uma vez que a situação foi devidamente resolvida e, como mencionado acima, os LOTES contaminados foram todos retirados de circulação, a situação já está normalizada.

O que a bactéria Cronobacter sakazakii causa?

A bactéria Cronobacter sakazakii é conhecida por causar infecções graves, principalmente em recém-nascidos e bebês com sistemas imunológicos ainda em desenvolvimento. Essas infecções podem levar a doenças graves, como meningite, sepse (infecção generalizada), necrose intestinal e até mesmo à morte.

A infecção por Cronobacter sakazakii é particularmente preocupante em bebês prematuros ou com problemas de saúde subjacentes, que podem ser mais suscetíveis aos seus efeitos adversos. Por esse motivo, a Anvisa agiu rapidamente em tomar as devidas medidas preventivas.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

FDA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.