A ANVISA bateu o martelo e cravou uma lei avassaladora e que atinge em cheio as gigantes dos cosméticos no Brasil, como Boticário e Natura
Não restam dúvidas de que a Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se trata da qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, realizando o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
E por falar na autarquia, dessa vez iremos tratar de uma nova lei severa dos cosméticos e ordem na Boticário, Natura e outras gigantes. Acontece que, segundo o portal ‘Agência Brasil’, uma resolução da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, traz um novo decreto de boas práticas as empresas que fabricam cosméticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o objetivo da norma garantir o aprimoramento do monitoramento e a segurança dos cosméticos permitidos no Brasil, garantindo que possíveis riscos à saúde sejam identificados e gerenciados de forma eficaz e em tempo hábil.
Informações da fonte do último dia (04/09/2024), dão conta de que a resolução deve entrar em vigor nos próximos doze meses. Vale dizer que, a resolução da Anvisa usa o termo ‘cosmetovigilância’ para tratar da vigilância e monitoramento pós-comercialização (quando o produto chega às mãos dos consumidores) e pós-uso (após utilização pelos clientes).
Vale dizer ainda que, o monitoramento compreende as atividades de identificação, notificação, avaliação, investigação, monitoramento, comunicação e prevenção de reações adversas pelo uso de produtos cosméticos em condições normais ou razoavelmente previsíveis.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelos de rato, moscas e baratas: Decreto da ANVISA traz descoberta horrenda em cafés populares do Brasil
Risco: ANVISA acaba de confirmar proibição de progressiva nº1 das mulheres nos salões de beleza em 2025
Proibido pela ANVISA: Shampoo nº1 e que você pode ter em casa é arrancado de todas às prateleiras
A definição das responsabilidades das empresas como Boticário e Natura, criação de um sistema de cosmetovigilância eficaz, composto por no mínimo seis requisitos obrigatórios: coleta, avaliação, investigação e notificação de eventos graves, são considerados os principais pontos da resolução da ANVISA.
Dessa forma, gigantes como Boticário e Natura deverão indicar um profissional que será responsável pela cosmetovigilância, um prazo de notificação à Anvisa será definido, além da definição e implantação de medidas de redução dos riscos das empresas quando identificados os problemas com os produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem dúvidas, a nova lei chega como uma grande vitória aos consumidores de produtos estéticos. Afinal, quando maior a segurança, maior a confiabilidade em apostar naquele serviço.
Quais as maiores empresas de cosméticos do Brasil?
Confira a seguir as 5 maiores empresas de cosméticos do país:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Natura Cosméticos;
- Grupo Boticário;
- L’Oréal Brasil;
- Reckitt Benckiser Industrial;
- Procter & Gamble.