ALERTA GERAL

Fim de uma era no Assaí, Carrefour e +: Nova lei da ANVISA em vigor baixa PROIBIÇÃO vital em prateleiras

16/05/2024 às 22h10

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Assaí, Anvisa e Carrefour (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Uma nova lei da Anvisa está deixando as grandes redes de supermercados em pânico

Carrefour, Assaí e demais redes atacadistas e de supermercados, além de farmácias terão que se adaptar com uma nova lei da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para o terror de brasileiros, a Anvisa precisou interditar um produto muito querido devido ao risco de queimaduras.

SAIBA MAIS! Substância fatal flagrada: Anvisa decreta retirada de 3 marcas de queijos populares dos mercados às pressas

Preocupada com a saúde dos brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está sempre atenta ao que pode causar problemas.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Dessa vez, a proibição envolve um risco grave de um produto que se mal usado, pode ocasionar lesões graves na pele devido a queimaduras. A proibição em questão é para o álcool líquido 70%.

Veja também

Assaí e Carrefour (Foto: Reprodução / Canva)

Na época da pandemia da Covid-19, o órgão fiscalizador havia liberado o produto para ajudar a combater o vírus no país. No entanto, após o fim da crise sanitária mundial, a agência voltou a determinar a proibição do produto.

Os estabelecimentos e mercados tiveram até o dia 29 de abril de 2024 para acabar com os estoques. A partir de 30 de abril, o álcool 70% não pode mais ficar nas prateleiras do Carrefour, Assaí, entre outras redes de supermercados e farmácias.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

A medida afetará diretamente os grandes supermercados e até as farmácias, caso ainda possuam o produto em estoque de acordo com informações do portal Conselho Federal de Farmácia.

Há 20 anos, a Anvisa havia barrado o álcool 70% líquido por ser mais inflamável, fato que pode provocar muitos acidentes domésticos.

O álcool 70% pode até gerar explosões, incêndios e queimaduras. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, quase 90% das explosões e acidentes domésticos ocorre por esse tipo de produto, com esse álcool 70%.

Porém, vale pontuar que a medida valerá apenas para o álcool líquido, o em gel e em spray 70% estão liberados pela Anvisa.

Quando for comprar esse produto, certifique-se de que a procedência seja confiável e caso for álcool líquido 70%, não compre, pois a Anvisa proibiu o seu uso e qualquer estabelecimento que esteja vendendo, está descumprindo uma ordem, comente uma grave infração.

Álcool 70 líquido não será mais permitido (Reprodução: Internet)
Álcool 70 líquido não será mais permitido (Foto: Reprodução / Google Shopping)

COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DA ANVISA?

As ações de fiscalização têm início a partir de denúncias, de queixas técnicas e de programas de monitoramento de acordo com informações do portal Brasil Escola.

Na fase inicial do processo de investigação são avaliadas as informações que foram apresentadas e, a depender do caso, solicitados mais subsídios para análise da equipe técnica especializada.

A inspeção possui o intuito de verificar e fazer cumprir os requisitos de Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável aos estabelecimentos de Sangue, Tecidos e Células (STC), de forma a coibir práticas que possam apresentar riscos à saúde individual e coletiva.

Anvisa
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Governo Federal)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.