CHOCANTE

Bactéria FATAL, pelo de rato e +: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, salsicha e tempero

24/06/2024 às 18h49

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada da Anvisa, marcas de carne, salsicha e tempero dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Bactéria fatal e até pelo de rato foi motivo de proibição de produtos populares pela Anvisa

Trata-se de 3 marcas populares de carne, salsicha e tempero que foram barradas pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Em junho de 2023 e fevereiro e abril de 2024, 3 marcas populares foram barradas pela Anvisa e causou espanto nos consumidores por causa dos motivos chocantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Pedaços de vidro e pulmões parando: A proibição da ANVISA contra 9 marcas de café e leite Nº1 do Brasil

A primeira marca que iremos destacar é a de tempero. De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.427, de 12 de abril e 2024.

Continua após o Veja Também

Veja também

No comunicado, o órgão solicitou a suspensão, comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote 1037 L A6 232 do produto Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído, marca Kinino, produzido pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA (Kinino).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale pontuar que a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Iodo adicionado na forma de Iodato, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 56.CP.1/2023, emitido pelo Centro de Laboratório Regional I – Instituto Adolfo Lutz Araçatuba.

Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído - (Foto: Reprodução / Internet)
Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A presença de iodo é de extrema importância para a saúde da população. De acordo com o site do Ministério da Saúde, quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso se trata de um caso isolado, encontrado apenas no lote referido. Sendo assim, a marca segue comercializando os seus produtos normalmente e sendo referência em sua área de atuação.

Fachada da fábrica da Kinino (Foto: Reprodução / Site da Empresa)
Fachada da fábrica da Kinino (Foto: Reprodução / Site da Empresa)

A EMPRESA SE MANIFESTOU?

A Kinino é uma empresa brasileira, fundada em 1995, na cidade de São José do Rio Preto/SP. Inicialmente, a linha de produtos contava, principalmente, com farináceos.

Atualmente conta com mais de 300 itens, dentre condimentos e especiarias, temperos, molhos, pimentas, farináceos, pipocas, chás, sobremesas, doces, grãos, alimentos para pássaros e produtos naturais.

Em nota enviada ao TV Foco, a empresa se manifestou sobre o ocorrido.

“Embora tenha ocorrido a apreensão de um lote do produto “SAL DO HIMALAIA IODADO MOÍDO”, por constatação de conter nível de iodo abaixo do fixado em normas da Anvisa, referida constatação não causa qualquer prejuízo à saúde, mesmo porque há diferença entre ausência de iodo e iodo em quantidade abaixo do determinado”, declarou a empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA (Kinino).

Já no site oficial da empresa, a marca também se manifestou emitindo um alerta de recall aos clientes, com o objetivo de evitar acidentes de consumo. Veja abaixo:

Recall da marca de Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído, marca Kinino (Reprodução: Site da Empresa)
Recall da marca de Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído, marca Kinino (Reprodução: Site da Empresa)

QUAL MARCA DE CARNE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.

Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção da bactéria fatal Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.

Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

A suspensão foi feita através da Resolução Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024, na qual foi suspensa a comercialização, distribuição e uso do lote citado acima do produto Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira LTDA de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular e também escancara o compromisso da mesma com os consumidores.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Carne foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Carne foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE SALSICHA TAMBÉM FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS?

De acordo com a Resolução-RE N° 2.708, publicada em 24 de julho de 2023, a Anvisa solicitou a distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado em 13 de junho de 2023 e válido até 13 de setembro de 2023.

De acordo com as informações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi tomada após o recebimento de um comunicado de recolhimento voluntário da empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin, fabricante do produto.

O motivo para a proibição é a contaminação microbiológica presente no lote citado com pelos de isentos (ratos) acima do recomendado.

A marca Salsicha Hot Dog Resfriada - Foto Internet
Marca de Salsicha (Foto: Reprodução / Canva)

Apenas o lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, foi proibido de ser comercializado.

A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei, o que não ocorreu nessa situação.

Diante disso, é essencial que a população fique atenta a essa informação e evite o consumo do produto do lote proibido.

Para quem não sabe, as salsichas também são carnes e a marca segue comercializando normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Nalin Salsicha (Reprodução/Internet)
Nalin Salsicha (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização.

A Vigilância Sanitária foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999 e é referência como órgão fiscalizador.

Anvisa fez proibição contra 4 restaurantes (Foto: Reprodução/ Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
ANVISA carne
Anvisa proibição
anvisa salsicha
Anvisa Tempero
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.