CHOCANTE

Substância fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, óleo e +1 retirada de mercados

19/06/2024 às 19h49

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e produtos retirados dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Substância fatal fez com que 3 marcas populares fossem barradas de mercados

Trata-se de marcas famosas de carne, óleo e queijo que não atenderam normas sanitárias estipuladas pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Já imaginou você indo ao supermercado e não encontrando aquela marca de carne, óleo ou queijo que você estava acostumado a comprar? Ocorre que isso tem uma explicação!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Substância fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, tempero e sal às pressas

Os seus produtos queridinhos podem sumir dos mercados por determinação do órgão fiscalizador por não cumprirem as exigências.

Continua após o Veja Também

Veja também

Porém, também é possível que aconteça casos isolados. Por isso é importante ficar atento em todas as normativas expostas pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje iremos destacar 3 proibições de abril de 2023 e março e maio de 2024. A primeira marca que causou espanto é de carne.

Trata-se da Carne Moída Congelada de Bovino, da marca Supremo Carnes. No dia 15 de março de 2024, de acordo com o portal GOV da Anvisa, o órgão determinou o recolhimento do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do lote 220224, com produção 22/02/2024 e prazo de validade 21/02/2025. A medida cautelar se deu por conta de um resultado insatisfatório em relação a presença acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico.

Anvisa determina proibição de lotes de carne moída de uma marca famosa e essa é a situação atual (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Anvisa determinou proibição de carne moída de uma marca famosa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A EMPRESA SE MANIFESTOU?

Assim, a empresa realizou o recolhimento voluntário do lote que apresentou esse problema por causa da Resolução-RE Nº 1.032.

Vale destacar que somente esse lote em específico acabou afetado pelo problema e já está recolhido dos supermercados.

Portanto, qualquer outro produto da marca pode ser comercializado normalmente. A empresa é referência em sua área de atuação, respeitando ao meio ambiente e sempre focando em carnes com o melhor sabor de acordo com o site da Supremo Carnes.

Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, que mostra que a empresa se preocupa com os clientes, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da mesma a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa determina recolhimento de lote de carne moída (Foto: Reprodução/ Internet)
Carne Moída (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE ÓLEO FOI BARRADA PELA ANVISA?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto óleo de Soja, marca Cocamar.

O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023. O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.

A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Globo confirma proibição da ANVISA contra ÓLEO nº1 do Brasil - Foto: Internet
Fachada da Anvisa e marca de óleo (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL MARCA DE QUEIJO FOI PROIBIDA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal Tua Saúde, o queijo é uma excelente fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajuda a regular o intestino.

Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12.

Ocorre que o produto Queijo Minas Artesanal da Marca Serro, produzido pela empresa Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda.

Através da Resolução-RE Nº 1.707, publicada no dia 06 de maio de 2024, a Anvisa solicitou a proibição da marca de queijos seguindo um comunicado de recolhimento voluntário da própria empresa.

De acordo com informações da Vigilância Sanitária do portal GOV, o produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de:

  • 01/07/2024;
  • 04/07/2024;
  • 07/07/2024;
  • 10/07/2024;
  • 10/07/2024;
  • 16/07/2024;
  • 18/07/2024;
  • 21/07/2024;
  • 23/07/2024;
  • 25/07/2024;
  • 28/07/2024;
  • 30/07/2024;
  • 01/08/2024;
A proibição da ANVISA contra marca de queijo - Fotos Canva Internet
A proibição da Anvisa contra marca de queijo (Foto: Reprodução / Canva)

SUBSTÂNCIA FATAL?

O motivo da proibição foi motivado devido a resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.), ou seja, de uma substância que pode ser fatal.

Conforme dados do site Gov.com, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).

Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de morte que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.

Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado está suspenso pelo órgão fiscalizador. De acordo com apuração do TV Foco, a marca segue funcionando normalmente e comercializando os seus produtos.

Apesar do recolhimento voluntário da Cooperativa de Produtos Rurais do Serro, que demonstra a preocupação da empresa com os seus consumidores, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro egue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)
Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro segue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.

Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão.

Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação.

Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas, conforme necessário, para garantir a proteção da saúde pública.

Anvisa fez proibição contra 4 restaurantes (Foto: Reprodução/ Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Xuxa expõe podre do marido de Sasha + Graciele Lacerda recebe at4ques após gravidez + Faro é DETONADO    

Anvisa
ANVISA carne
Anvisa Óleo
Anvisa proibição
Anvisa queijos
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.